domingo, 13 de fevereiro de 2011

É...pena

Quando foi contratado foi uma grande desilusão, JEB prometera um nome que iria causar surpresa e cumpriu, mas pela negativa. Paulo Sérgio não era um nome que andasse nas bocas dos elogios, não eram um técnico a que se reconhecesse mais do que seriedade e trabalho. Génio e talento ficavam na gaveta à espera de um princípio de época motivante e galvanizador.

A pré-época oscilou entre o razoável e o insuficiente, mas pequenas centelhas de jogo colectivo e pressão alta deixavam na incerteza os mais cépticos. Assim que a época começou foi óbvio que a equipa não estava bem entrosada e as dúvidas de sistema táctico atropelavam-se entre a defesa que não estava sólida e o ataque que não produzia golos. Paulo Sérgio começava a mostrar alguns sinais de impreparação, continuando a prometer melhorias que nunca surgiriam.

Depois do jogo com o Benfica, onde Jesus tirou de letra a desmontagem das capacidades do Sporting, foi notória a dificuldade que PS tinha em colocar a equipa a fazer mais do que o standard e era pouco. Começou a pedir-se algo mais, na maioria dos blogs pedia-se já a cabeça do técnico. Nesta altura sentia alguma decepção, que mais tarde foi convertida em impaciência. Depois do jogo de Olhão só consigo sentir pena. É um espectáculo lamentável ver PS no banco. O desespero, a aflição. Não há segurança absolutamente nenhuma e a cara do treinador é a mesma da exibição da equipa – de agonia.

O homem diz que não vira a cara à luta, mas já não luta nenhuma, só uma lenta ferida que vai dilacerando e sangrando. O moribundo já não dá sinais de vida. A ganhar 2-0, a equipa parou de jogar, como se um sinal tivesse sido dado em como se podia desligar o motor de concentração e agressividade. Resultado, dois ataques, dois golos. Só não foi pior porque o Olhanense ficou saciado e esperou pelo Sporting lá atrás. O Sporting esperneou, mas a arbitragem juntamente com a cabeça perdida impediram que o jogo desse mais do que costuma dar aos leões – um resultado decepcionante.

Como disse, já não tenho raiva deste Sporting, tenho pena, como se tem pena de um cachorro que não tem dono. Neste momento só consigo imaginar a “loucura” de deixar PS viajar para a Escócia no comando desta equipa, no regresso trará mais uma humilhação na mala que será a preparação ideal e trágica para defrontar o Benfica na Luz. Numa semana, a pena que tenho por PS e pelos esforços desesperados dos jogadores serão convertidos em puro ódio por JEB e restante direcção. Por uma razão apenas: como foi possível terem deixado tanto tempo um erro por emendar.

Ao vender Liedson sem substituto ficou claro que o Conselho Directivo já tinha desistido desta época, a manutenção do treinador confirma-o semana após semana. Nunca vi em 30 anos de futebol uma equipa técnica dar tantas razões para ser demitida, nunca vi uma desistência tão assumida de um clube pelos seus objectivos. Hoje começamos a lutar pelo 3º lugar. Como se fosse um patamar mínimo. Mas não é. É um patamar ridículo! Assim como foi toda a época. Só Costinha e JEB é que não viram onde é que isto iria dar, mas vão ver, esta semana.

Só os mais fanáticos optimistas, é que acreditam que uma equipa que perde com o Estoril, empata em casa com Naval e empata fora com o Olhanense depois de estar a ganhar 2-0, irá à Escócia fazer um bom resultado. Pode acontecer, mas será precisa toda a sorte e coincidências felizes que não têm surgido. Quando dependemos destes parâmetros, está tudo dito.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário