quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Miras baixas

A julgar pelos rumores de possíveis contratações, o Sporting está a baixar cada vez mais a fasquia. Paulo Sérgio, um dos produtos das escolas de formação leoninas é um bom jogador, como o era Nuno Assis, Patacas, Nuno Valente, Diogo Luis, e tantos outros. Mas o problema é quando olhamos para jogadores medianamente bons e pensamos que só por vestir a camisola às listas se tornará extraordinariamente bom. Não será o caso, pelo menos enquanto tivermos um treinador com a capacidade moral e psicológica de Paulo Sérgio.

Se tivéssemos Mourinho no nosso banco, talvez ele fizesse do jogador Paulo Sérgio um ala de aproveitamento singular, colocando-o a jogar a 120% das suas capacidades. Mas no panorama actual do clube, nem é expectável que passe os 80%. Portanto o jogador é o que é, bom na perspectiva Olhanense, mas aquém do que necessitamos no Sporting. Não me entendam mal, acho que seria uma boa opção para suplente, mas nunca para titular, não penso que seja rival,  por exemplo de Vuk ou Izma, e entre ele e Salomão prefiro um talento que pode evoluir do que um talento que só poderá desvalorizar.

Existe a confirmação de que um Paraguaio Morales de 17 anos, vai estagiar com a equipa do Sporting. Pergunto-me se estaremos perante um talento singular, um futuro Dzeko ou mais um daqueles barretes de nome Ramirez ou Paez, jovens que nunca deveriam ter ocupado um lugar de outros jogadores de muito talento que temos na Academia. Não sou xenófobo, mas sou patriota e gostava de ver, nem que fosse apenas um ponta de lança português a sair das nossas escolas…vá lá…em cada 5 anos.

Que me lembre o último foi Saleiro e era de todo conveniente começar a formar jogadores para uma posição que é só a mais difícil de contratar. Sempre é preferível falhar na chamada de um jogador formado na Academia do que continuamente gastar milhões em avançados que não marcam. Para isso servem as “canteras”. Para evitar de contratar tudo o que mexe e apenas ir ao mercado para assegurar valores inquestionáveis e bastante acima da média. Ou estarei enganado?

Até breve.

1 comentário:

  1. Pensa assim, pelo menos HÁ mira!! loool

    Fala-se também em Vieirinha, na Renascença, mas como o melhor dos que já se falaram e sendo o mais caro, é tamnbém o menos provável, infelizmente!!

    SL
    http://sportingpornos.blogspot.com/

    ResponderEliminar