domingo, 23 de janeiro de 2011

Nestes Domingos...

Quando a nação leonina pede por um próximo treinador de créditos firmados, vencedor de qualquer coisa, habituado a construir equipas vencedoras...o que é nos aparece (off the record) como um possível treinador de um dos candidatos? Domingos Paciência. Todos sabemos que é um Portista de berço, portista de carreira e mais um do tubo de ensaio de Pinto da Costa...no Braga fez uma temporada histórica no ano passado. É suficiente para chegar a um clube como o Sporting? Claro que sim. Será o perfil que todos os sportinguistas desejam? Claro que não.

Depois de Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio, eleger Domingos será continuar a optar pelo mesmo tipo de treinador. Jovem, ambicioso e sem currículo. Muitos poderão pensar que Villas Boas também não tem muita experiência. Pois não. Penso aliás que se VB estivesse no Sporting estaria a enfrentar muitos dos problemas que afectam PS. Talvez seja um pouco melhor tacticamente e mais articulado na gestão dos media, mas isso valeria no máximo mais uma ou duas vitórias. Não estaríamos de qualquer forma em igualdade com o Porto e Benfica. De qualquer forma o que resulta no Porto é muito diferente do que resulta nos dois candidatos de Lisboa e há muitos casos para provar esta teoria.

O que o Sporting precisa é de um treinador com épocas de bons desafios, clubes ou selecções onde tenha experimentado todo o tipo de obstáculos, todas as vicissitudes de um técnico de primeira e tenha vencido. Já agora que esteja rotulado com uma boa "escola" de jogo, que use do "bom futebol" para conquistar vitórias. As bancadas de Alvalade não precisam só de treinador que monte uma equipa sólida, mas também alguém que devolva os bons espectáculos aos sócios. Estes treinadores são caros, mas o clube precisa de ambição e de dar provas dela. Precisa de um líder que não ande 15 jogos a tactear um onze, precisa de um decisor que não ceda às colocações de "entulho" no nosso plantel, por parte de empresários cada vez mais poderosos e ávidos de lucro.

Este treinador dificilmente será Domingos. Teria sido uma melhor opção que Paulo Sérgio, no final da última  época, uma vez que acabou a mesma como um herói. Mas na temporada em curso o Braga já não é o mesmo e a dinâmica de vitórias consagrada a Domingos desvanece-se a cada jornada. Não será culpa sequer do treinador, que viu sair Eduardo, Kiecsek, Evaldo, João Pereira, Moisés, Luis Aguiar e Mateus, quase meia equipa. Mas também não lhe será alheio o fracasso de Keita, Elderson, Salino, Lucas, Felipe e Custódio, outra meia equipa (muito mais barata é certo). Hoje Domingos já não tem aura e António Salvador não deve estar para ser tão meigo com o treinador no final da temporada.

Só um acto louco por quem quer que seja no Sporting se comprometeria com a aquisição de Domingos ao Braga quando pode ser um cenário real a queda em desgraça do mesmo. Um erro muito idêntico do que Bettencourt cometeu ao pagar 600 mil euros por PS quando o Guimarães nem sequer contaria em manter o contrato. A repetição da mesma asneira seria catastrófica e é bom que qualquer candidato conheça pelo menos a história recente do clube.

Por todas estas razões penso que seja melhor opção procurar um pouco mais longe o futuro treinador do Sporting, mais longe e um pouco mais acima. Acima do treinador "pequena-proeza", acima da incógnita e mais perto da certeza. O próximo treinador convém estar no comando da equipa mais do que 6 meses, preferencialmente várias épocas. Convém que seja um nome que mereça respeito e admiração do público do futebol. Convém que a sua aquisição convença o mundo leonino que o próximo presidente quer de facto vencer e não apenas ficar em 2º ou 3º lugar.

Até breve.

3 comentários:

  1. Martin O'Neil,Sam Allardyce ou um treinador holandes.

    ResponderEliminar
  2. Quanto a Martin O´Neil excelente opção. Allardyce é um treinador demasiado "ganancioso" não por vitórias dentro de campo, mas por comissões de transferências. De qualquer forma os treinadores britânicos costumam ser rigorosos e de futebol ofensivo.

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente preferia um treinador da escola francesa ou holandesa, por esta ordem de preferencia. Um pouco à semelhança do perfil de Boloni, com capacidade de por a equipa a jogar bom futebol e com experiência de lançamento de jovens da formação.

    Talvez até Co Adriaanse, que julgo estar livre, pudesse ser uma boa escolha pelo conhecimento que já tem do estilo de jogo do campeonato português, por ser uma voz forte do balneário (talvez seja isso que o SCP precisa) e para provar que o despedimento no FCP foi dado por razões de fora do campo.

    Em portugal, só vejo um treinador que reúna estas características, apesar de ser um treinador sem grande curriculum: Rui Vitória, do Paços de Ferreira. Não acho exagerado dizer que o Paços tem um futebol mais bonito e muito mais articulado que o nosso, feito de jogadores que pouco ou nada tinham provado no nosso campeonato. Além do mais, seria um atrativo extra para ir buscar jogadores ao Paços que claramente merecem mais do que o emblema que representam lhes poderá dar. Jogadores como Pizzi (emprestado pelo Braga), Rondon e Caetano encaixariam como uma luva no nosso plantel!

    HC Marx

    ResponderEliminar