terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crónica (da) incompetência

A incompetência é o maior entrave à competitividade. É a regra do mercado, da sobrevivência de uma instituição, de qualquer profissional de qualquer área. O problema do Sporting não é a falta de dinheiro, de estruturas, de jogadores. O problema do Sporting chama-se incompetência. Sei que não descobri a pólvora, mas mesmo assim não vou deixar esta realidade por implícita. É pura incompetência.

Nesta abertura de mercado, mais uma vez, foi evidente a impreparação de quem comanda os destinos do Sporting. Um único gesto é exemplificador de todo o amadorismo que graça no clube. Vender Liedson sem ter uma compra fechada para o substituir é pura irresponsabilidade. É trabalhar em cima do joelho, em cima do arame, em cima de tudo menos de perspicácia e organização.

Se antes resumia o problema do Sporting a JEB, Costinha e Paulo Sérgio, incluo desde já Couceiro no pacote pois sei que é impossível que esta trapalhada toda não tenha o seu aval e porventura responsabilidade. A equipa sai desta janela de transferências bem mais pobre, descredibilizada, envergonhada por humilhações públicas. Este é um pequeno mapa dos erros:

1/ Depois de um verão à procura de uma avançado, o clube já deveria ter um dossier de soluções para abrir no inverno
2/ Liedson já tinha manifestado inúmeras vezes a vontade de sair, sabe-se lá quantas dessas vezes com propostas em cima da mesa
3/ Os clubes brasileiros estão com uma capacidade financeira diferente, a economia do pais está a gerar muitos “mecenas” que estão a capitalizar os cofres dos grandes clubes
4/ A partir do momento em que chega uma proposta concreta, imediatamente o dossier de avançados deveria ter sido activado e colocado alguém a negociar uma aquisição
5/ Já nem considero o facto de Liedson não ser jogador para uma transferência de 2 milhões de euros, mas essa verba seria a medição para adquirir 50% de um passe.
6/ Todo o mercado do futebol sabe que Kleber e Djalma já estão apalavrados com o FC Porto, o Sporting abre assim uma “guerra” desnecessária com um rival, que só não é mais grave por ter sido um gesto tão patético que só deve ter posto Pinto da Costa a rir.
7/ Avançando para ultrapassar um negócio do Porto, o Sporting deveria ter salvaguardado a sua imagem em caso de insucesso, os comentários do presidente do Mineiro são ofensivos e espanta-me que ninguém do clube venha defender a acção do Sporting neste processo
8/ Após o insucesso destes negócios, voltando ao mesmo dossier, o Sporting deveria ter activado uma outra solução, não dando assim a imagem de negociador falhado, podendo mesmo alegar depois que Kleber e Djalma não eram a primeira prioridade.

Mas nada disto foi feito e ficámos sem Liedson, menos uma opção para o ataque, e sem um substituto. Ter Postiga como único ponta de lança é pouco e fazendo uso das palavras do presidente do Atlético de Mineiro, é ridículo. Não me venham com Saleiro como opção, o rapaz nem em frente à baliza é capaz de marcar golos. Djaló não é um ponta de lança e ninguém mais do plantel tem faro por golos.

Se Paulo Sérgio fosse um treinador mais capaz talvez até conseguisse disfarçar tanta incompetência dos dirigentes, experimentando por exemplo Zapater na frente (o que é que se poderia perder?) ou um jogador da Academia, às vezes existem oportunidades de ouro para ser audaz. Pena que tenhamos estes intervenientes que desconhecem o significado de palavras como criatividade e persistência.
Até breve.

1 comentário:

  1. Criei hoje um blog sobre o sporting e adicionei-o á minha lista.
    Caso podesse agradecia que fizesse o mesmo.
    Http://ReinoLeonino.blogspot.com
    SaudaçõesLeoninas.

    ResponderEliminar