quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Falando de futebol e futuro

Rui Patricio, Pereira, Abel, Evaldo, Torsiglieri, Coelho, Carriço, Pedro Mendes, Zapater, André Santos, Fernandez, Valdes, Salomão, Vukcevic, Izmailov, Djalo, Cristiano, Postiga. 17 jogadores que salvo alguma venda deverão ser a base do plantel da próxima época. Como é óbvio existem lugares que precisarão de reforços.

Na baliza penso ser pacifico que Hildebrand para o que joga é muito caro, a sua dispensa mais o fim de carreira de Tiago abre 2 vagas. Penso ser da mais correcta apreciação que Patrício começa a oferecer alguma segurança e com o lugar de titular na Selecção à vista, permite ao Sporting a chamada de 2 jovens (Golas e Ricardo Baptista) permitindo o investimento noutras funções.

Na defesa, Grimi está a mais há dois anos e com a sua venda/ empréstimo cria-se uma vaga na lateral esquerda. Na direita João Pereira e Abel oferecem soluções e penso que a renovação (por valores simpáticos para o clube) com o segundo é racional e vantajosa. No caso de não acontecer, incluir João Gonçalves do Olhanense será a melhor solução. No centro e face ao interesse no mercado por Polga, ao contrário de Liedson que era um valor preponderante, vender seria excelente, podendo o valor recebido ser parte do investimento num bom central.

No meio campo, a maior dúvida chama-se Maniche. Concordaremos todos que face à revelação André Santos, à ascensão de Zapater e à segurança de Pedro Mendes, ter Maniche pelos valores que se falam é demasiado capital para apenas 2 lugares no onze. Facilitaria bastante a negociação de uma rescisão com Maniche. Abre-se então uma vaga no centro que pode ser colmatada com um dos muitos médios centro emprestados pelo clube. No lugar de pivot ofensivo, se Fernandez não recuperar a forma será fundamental vender o chileno (Valdes assegura bem a função), Renato Neto está em destaque na Bélgica e seria uma opção a considerar.

Nas alas, Izmailov e Cristiano na direita e Salomão e Vukcevic na esquerda, bem treinados podem ser soluções suficientes, mas para o caso de alguma venda (Vukcevic ou Izmailov) era um dos lugares em que precisamos de forte investimento.

No ataque, dividindo os lugares por duas funções – ponta de lança e 2º avançado – precisamos de muito “sangue novo”. Se para o lugar de ponta de lança já teremos Postiga (será que renova?) e para 2º avançado Djaló, será essencial que entrem pelo menos mais duas opções (uma de grande investimento e outra de menor) para a primeira e mais uma para a segunda, sendo que aqui entra Wilson Eduardo como uma opção muito válida (se não existir verba para grandes aventuras).

O quadro:

Guarda-Redes
Patrício, Golas, Baptista
Defesa Direito
João Pereira, Abel/ João Gonçalves (empréstimo de Cedric)
Defesa Esquerdo
Evaldo, VAGA
Defesa Central
Torsiglieri, Coelho, Carriço, VAGA
Médio Centro
André Santos, Zapater, P.Mendes, André Martins/ Adrien
Médio Esquerdo
Vukcevic, Salomão
Médio Direito
Izmailov, Cristiano
Médio Avançado
Valdes, Fernandes / Renato Neto
2º Avançado
Djaló, VAGA / W. Eduardo
Ponta de Lança
Postiga, VAGA, VAGA

Ficaria um plantel com 26 jogadores, em que contratariam apenas 5 jogadores. Dentro deste número 3 deles seriam de forte investimento – 1 ponta de lança + 1 falso ponta de lança + 1 central – e dois de médio investimento (1 ponta de lança + 1 defesa esquerdo).

Regressariam 3 elementos (Golas, Baptista, André Martins ou Adrien) podendo este número subir para 6 (João Gonçalves, Renato Neto e W.Eduardo) consoante a saída de algum atleta ou venda.

Abandonariam 8 atletas (Tiago, Hildebrand, Grimi, Cedric, Polga, Maniche, Tales, Saleiro) não considerando os processos de renovação de Abel e Postiga.

Não sei que verba existirá para contratações, mas se existir a venda (era fantástico) de Pongolle somando a rescisão dos salários de Liedson, Stojkovic, Maniche, Hildebrand, Polga, Grimi e uma catrefada de jogadores emprestados que não nos interessam, o Sporting terá muito mais capacidade negocial para a atacar o próximo defeso. É evidente para toda a gente que o Sporting precisa de uma nova frente de ataque, poderosa, à falta de melhor, que se contratem apenas 2 jogadores, uma dupla atacante de respeito. Nuno Reis no centro da defesa e Jorge Gonçalves adaptado a lateral esquerdo podem ser um bom back up plan.

Esta é a minha visão. Poderão haver centenas melhores, mas uma coisa é certa, todas falharão se no banco estiver Paulo Sérgio.

Até breve.

3 comentários:

  1. muito bem visto, apenas 2 grandes investimentos: 1 grande, em todos os sentidos, central e 1 ponta de lança...depois trinco ALTO e bom para o lugar do inutil maniche e joao gonçalves em vez de Abel é a melhor opção

    ResponderEliminar
  2. Estás a gozar com a malta, não estás? A não ser que fiques contente com a luta pela Liga Europa!!!?

    ResponderEliminar
  3. Abel - não
    Carriço - não é mto fraco
    Vukcevic so se for a 2º ponta de lança, extremo não serve
    Izmailov - so para o banco
    M.Fernandes - não tem categoria para jogar na europa, pouco competitivo
    Djalo - nem na 2ª B - mesmo mto fraco
    Postiga - tb pode ir embora.

    4everleão

    ResponderEliminar