terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ajudar ou Boicotar?


Há uma imagem que me ficou na memória, daqueles 3 segundos que dizem muito, mais de 1000 palavras, passe a expressão. No final do encontro com o Olhanense as câmaras fixaram-se em Domingos. Ao apito do árbitro, o treinador do Sporting encostou-se à extremidade do banco e a sua expressão de desilusão foi tão óbvia que Freitas ao seu lado não hesitou em dirigir-lhe seguramente algumas palavras de alento.

A forma de como o seu rosto nem se esforçou por mostrar mais do que pura frustração foi a prova mais humilde e sincera da dedicação e trabalho que o treinador tem posto ao serviço do nosso clube. Aos que tiveram dúvidas, como eu, que seria um treinador com dificuldades de interpretar um tipo de futebol assente no domínio permanente do jogo aquilo que a equipa produziu esteve, apesar de muito hesitante e errático, muito mais perto daquilo que se deseja, muito mais perto que em Sportings passados.

Não tenho dúvidas que temos finalmente treinador, não tenho dúvidas que temos finalmente jogadores onde depositar esperança de crescimento. Onde tenho mais dúvidas é no tipo de apoio que nós adeptos estaremos dispostos a dar. Domingos entende de futebol, mas nós entendemos de futebol de trazer por casa. É uma grande diferença. Entre os dois existe muita coisa que não vemos, sabemos, intuímos. Coisas como a insistência em Evaldo, o respeito por Polga, a confiança em Carriço, o resguardo de Izmailov ou a temperada utilização de Capel, Rubio ou Aguiar.

O que Domingos está a tentar criar é uma equipa, não um onze como JJ. Dá mais trabalho, mais conflitos, mais impaciência dos adeptos. Mas no final dá mais resultados. Numa equipa não há “patinhos feios”, não há “príncipes” e sobretudo não há “culpas exclusivas”. Tenho visto em muitos blogs leoninos uma autêntica sessão de linchamento opinativo de Evaldo, Carriço ou Postiga. É o oposto ao que Domingos está a tentar fazer, em muito estamos colectivamente a boicotar o seu esforço, em muito estamos a “andar” a reboque de soundbytes benfiquistas e portistas, eles sim divertem-se com as nossas dificuldades.

Enquanto não colocarmos na nossa cabeça que há muito para além do que nós “achamos” será difícil ser justo na apreciação do potencial da Equipa. Analisar a prestação de um jogador como Djaló é fácil, qualquer um pode “achar” que não tem lugar no nosso onze, mas será inteiramente adequada? Se o jogador tivesse marcado 2 golos frente aos algarvios será que não estaríamos a dar os parabéns a Domingos pela capacidade de ter visto algo mais do que nós?

A opinião é livre, mas como tantas vezes insisto neste blog, ela também é relativa. Interpretemos esta subjectividade como o espaço que devemos dar a quem decide, a quem dá a cara pelos maus resultados. É tão fácil dizer “nós ganhámos” como dizer “o Djaló não jogou nada”, mais complicado é afirmar “eu perdi”.

Até breve.

5 comentários:

  1. A questao é sabermos q o Djalo faz um grande jogo ( marcando golos e nao em termos de jogadas pq isso pode até acontecer mas é raro ver ) e depois termos q aguentar uma duzia de jogos em q o Djalo so faz corpo presente ( o mesmo q jogarmos com dez )..é importante ver q existem mtos jogadores do meio da tabela para baixo q podem fazer exatamente o mesmo q o Djaló, nao duvido q ele jogando num Nacional ou Maritimo, etc, continuaria o mesmo tótó de sempre, fazendo uma ou outra jogada mas nao passando disso..este caso é mais um daqueles q atingiu o auge do seu potencial aquando da sua estadia na formaçao..sorte tem ele em certas noticias virem a lume mostrar no interesse da renovaçao..por mim, saía ainda antes do final do mês, seria uma dadiva caída do céu!

    ResponderEliminar
  2. Excelente 'post', como habitual. Boa visão de jogo Violino.
    Neste caso o trabalho de Domingos deve ser realçado, mas tenho dúvidas enquanto adepto relativamente a H. Postiga e Djaló. Acho bem que o Domingos tente fazer deles melhores jogadores, que lhes incuta confiança, mas ... perda de tempo. O FCP percebeu o erro que foi H. Postiga e despachou-o para ... o SCP. O SCP ainda não percebeu o erro, einsiste, insiste, ... Quanto ao Djaló, já deveria ter suprido muitas das suas carências, ou ainda nenhum treinador as detectou e o mandou fazer trabalho específico para tal, se não evolui, rua.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico post. Entende perfeitamente o que quer dizer, existe muita falta de cultura futebolistica em muitos adeptos. Mas também me parece que existe na blogesfera leonina muitos blogs que não são de sportingustas.

    ResponderEliminar
  4. Violino

    Bom texto. Compreendo a ideia, mas existe um momento para tudo e o do Postiga, do Djaló, do Polga e do Evaldo já passou. Se pensar bem, por exemplo, que falta faz o Veloso? Vendido por 7M€, temos hoje um jogador chamado Rinaudo que custou 500 mil euros e que o põe no bolso. Porquê que temos de levar ano após ano com estes barretes que no dia em que se forem embora ninguém vai sentir falta? SL

    ResponderEliminar
  5. o facto de djalo, postiga, evaldo e polga serem titulares revela não a burrice de Domingos (que percebe muito mais de futebol que nós) mas O FACTO DE INFELIZMENTE AINDA NÃO ESTARMOS TÃO FORTES COMO PODERIAMOS E DESEJÁVAMOS TAR.

    PORQUE ESSES 4 JOGADORES SERIAM NO MAXIMO SUPLENTES DOS NOSSOS RIVAIS, ESTA É A REALIDADE.

    EU FUI E SOU APOIANTE DESTA DIRECÇÃO MAS FAZER UMA REVOLUÇÃO COM 14 JOGADORES NOVOS PARA CONTINUAR COM A BIBLICA INEFICACIA DE POSTIGA, A TRAPALHICE/IRREGULARIDADE DE DJALO, A FALTA DE QUALIDADE OFENSIVA DE EVALDO (NÃO JOGOU MAL NO SABADO) E A GRITANTE E ATÉ COMICA INCAPACIDADE DE POLGA NOS OFERECER O QUE QUER QUE SEJA NUM CANTO OU LIVRE A FAVOR REVELA QUE FORAM COMETIDOS ERROS NAS CONTRATAÇÕES. ESPERO TAR ENGANADO E QUE OGUSHI E WOLFSWINKEL (POR EXEMPLO) SEJAM DE FACTO REFORÇOS mas entretanto já se perderam pontos (injustamente mas perderam) e acima de tudo tempo e talvez dinheiro, que como sabemos não abunda.

    não seria preferivél 7/8 reforços de qualidade indiscutivél e a manutenção de Cedric, Nuno Reis, Valdes, Torsi, até Pedro Mendes?!

    que foi feito pa colmatar o defice de altura cronico da nossa equipa?! (aqui Domingos tem responsabilidade, porque devia ter pedido)

    espero tar enganado e tou a 100% com Domingos e a direcção mas Bojinov e Luis Aguiar (se vierem a revelar a qualidade que espero terem eram precisos ontem, não daqui a 1 mÊs, o mesmo se aplica a Ricky).

    senão mais vale ser honesto com os milhões de Sportinguistas espalhados pelo mundo e dizer que a luta pelo titulo começa para o ano. again, espero tar enganado.

    ResponderEliminar