quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Onde beber Sportinguismo puro

Cada vez menos leio jornais desportivos, e quando o faço procuro informação factual. As crónicas e comentários são-me abjectas, repulsam de alinhamento politico e subserviência à lógica de poder comercial. Em vez disso prefiro os blogs. Talvez tenha sido isso que me impulsionou a escrever num. No inicio eram poucos os espaços de reflexão pura, a maioria materializavam-se em ecos das noticias, um mix de recolha de informação. Habituei-me a visitar o Leão da Estrela, Cantinho do Morais e o Alvaláxia. Neles havia sportinguismo crítico, gente que pensava o clube e não se limitava a desfiar fluxos de notícias mais ou menos fechadas.

Mais tarde descobri o Centúria Leonina e apesar de não concordar com tudo o que nele lia, senti claramente que era uma concentração de posters diferente, mais politizada dentro do clube, mas não menos preocupada com o rumo do clube. Foi com pena que vi este espaço morrer com a transformação do próprio clube, a “oposição” moderada preferiu a luta pelo interior e respeitando a opção, a verdade é que um dos blogs leoninos mais lidos acabou.

A evolução de um blog como o Norte de Alvalade veio compensar um pouco o definhar dos “centuriões”. É o meu ponto de partida para a consulta da blogosfera e cada vez mais o reflexo positivo do que a comunidade virtual pode contribuir para a evolução do adepto. Noutro registo diferente mas não menos espelho de Sportinguismo encontro um sempre mordaz Balakov10 (pena a periodicidade e síntese dos posts ultimamanete) e a simplicidade e humor do Cacifo do Paulinho e Leão de Plástico (uma grande novidade).

A Bancada Nova é uma espécie de “Visão” do sportinguismo, o hiato ainda assustou, mas estão de volta as análises minuciosas e estratificadas, tantas vezes motor de ideias e reflexões no meu próprio blog, paragem obrigatória. Existem muitos outros, que leio sempre, Fonte Segura, Chiclas de Mentol, SVPN, Porta10A ou a Insustentável Leveza de Liedson, blogs de bons escribas, bom sportinguismo.

O panorama dos blogs leoninos é bem mais saudável que o futebol que analisa, damos 10 a zero à blogosfera vermelha e azul, no conteúdo, no estilo e no design. Sem dúvida que o clube cresce melhor com a informação que se lê, sem dúvida que a auto-estima se reforça por existirem tantos bloggers que investem o seu tempo no enriquecimento do património e cultura do clube que apoiam.

A todos um grande obrigado.
Se quiserem em resposta deixar sugestões de novos blogs da vossa preferência. Façam-me esse favor.

Até breve.

7 comentários:

  1. Por acaso leio este blog várias vezes. Continuação de bom trabalho.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Também o Verde ás Listas é uma das minhas referências na blogosfera. Obrigado pela menção honrosa ao SVPN, um grande abraço e continuação de um fantástico trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Onda leonina..esquecimento impredoável!!

    ResponderEliminar
  4. O meu blog tem por objectivo ser a nível de análise critica das situações e noticias do clube, mas por vezes tenho pouco tempo e faço post's que são ecos de noticias, coisa que não gosto muito.
    Dá uma olhadela se tiveres interessado: http://opiniaoleao.blogspot.com/
    E os meus parabéns pelo teu blog, muito bom e diferente dos que costumo ler.

    ResponderEliminar
  5. Além do excelente "A Norte" que é o meu ponto de partida quase diário para tudo o que envolve o Sporting, gosto muito do "Sporting Autêntico", do "Cacifo", do "Bancada Nova" e do "Sangue Leonino". Devo também dizer que o "Verde às Listas" é um dos espaços de grande qualidade na partilha de reflexões sobre o nosso clube e, embora não comente (porque o tempo muitas vezes não dá para tudo) venho cá muito regularmente.
    Num outro registo, o "Armazém Leonino" e o "Tesouro Verde" também merecem destaque.
    Tenho muita, muita pena que o inenarrável "Mãos ao Ar" do "Bulhão Pato" tenha fechado portas, foi dos espaços mais fantásticos da "Sporting Net" que eu tive o prazer de visitar.

    ResponderEliminar
  6. Caro violino,

    Agradeço - surpreendido, confesso - a referência. E é curioso, também eu estive (talvez ainda esteja) para fazer um post sobre este assunto, mas ao contrário. Ou seja, versando aqueles que, na minha opinião, por uma ou outra razão, teimam em envergonhar a blogosfera verde-e-branca.

    Quanto ao teu desafio, sou sincero e confesso que não viajo tanto pela blogosfera como antigamente. Dos antigos destaco alguns dos meus preferidos:

    Mãos ao Ar - simplesmente genial!
    Impróprio para Cardíacos - um derby onde o Sporting, através d'o 7 maldito, saía sempre a ganhar.
    Óculo Verde - aqui não tens hipótese. Aquele patife do fantasma fechou o blog e os posts estão inacessíveis.
    Leõzinhos em acção - um blog sobre as camadas jovens do Sporting


    Um grande abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo seguir o teu blog e tal como tu, resolvi criar o meu blog:

    http://lovingsporting.blogspot.com

    Não sei se já tiveste oportunidade de o conhecer... Se ainda não, gostava que o visitasses e, se possível, me desses a tua opinião.

    Cumprimentos e continuação do teu bom trabalho

    ResponderEliminar