terça-feira, 23 de agosto de 2011

O medo

Domingos deu um puxão de orelhas aos jogadores. Ele e todos nós estamos fartinhos até aos cabelos de esperar que a equipa se resolva a mostrar o trunfo da garra. Nesta fase da época, enquanto se joga com alguma insegurança, os tomates e a atitude de "fodo-te todo se me roubas a bola" são o que pode valer a um conjunto de muita cara nova.

O medo de perder, não passar bem a bola, a hesitação de finto ou chuto para a frente, são todos inconcebíveis se se quiser surpreender os adversários. Honra seja feita a Jeffren, Rinaudo e Capel que lhes sobra "cojones" mas que lhes falta entendimento, ritmo e colegas para mudar o estilo "vamos andando" do Sporting.

Fez bem em tirar Fernandez e Djaló, expoentes máximos de uma forma de estar em campo que passa largos minutos sem participar dos envolvimentos atacantes e defensivos. Fez mal em não tirar Schaars (mas não podiam sair todos). O holandês está perro e vai ter de dar muito ao cabedal para se manter na equipa. Um jogador para jogar à Lampard neste onze de Domingos tem de estar em todo o lado, com a bola nos pés, ou a marcar alguém. Ou muito me engano ou com o Nords, o menino André Santos vai arrumar com o Stjin para o banco.

Sobre os árbitros, só me ocorre a ideia de que é melhor que continuem com o boicote. Para ter Paixão, Xistra, Benquerença ou outros do género, mais vale pessoal da distritais. Esses não têm medo.

Disse.

3 comentários:

  1. Completamente de acordo. Apenas seria mais ácido com o Djaló.

    Acho incrível como um jogador daqueles, sem técnica, sem imaginação, sem sal nem tempero qualquer digno de um jogador profissional do Sporting - excepto ser dono de uma corrida "não lenta", mas que bate poucos - continua a calçar nos relvados por onde passamos.
    Como adepto e apreciador de futebol, palavra que não entendo.
    Tivemos bastante azar no passado recente (incluindo a última época - lembro-me de alguns postes e traves tramados), mas acho que são escolhas destas que nos atiram para baixo, em vez de ser o oposto, como, de resto, devia ser no Sporting.
    Se Djaló não vale dinheiro no mercado, pena. Embora também expectável, por tudo aquilo que (não) rende. Seguimos em frente e valorizamos outros que possam pôr a equipa a ganhar.

    Sobre a mesma equipa, embora lhes esteja com raiva - "mister" incluído - ainda lhe deposito forte esperança. A direcção esteve bem na pré-época.
    Só que: a Fernandez e a Evaldo(!) não auguro futuro risonho. Inteligência e raciocínio rápido precisam-se.
    Polga tem que se convencer de uma vez que não consegue - não tem "pontaria" para - fazer jogo directo. Schaars tem que se fazer "homem" e assumir a equipa do meio campo para a frente. O Postiga, que gosto, tem que se desenrascar e falhar menos...

    Acho que chegou a altura de Domingos provar a sua competência em Alvalade e tirar de vez quem nos impede, no relvado, de estarmos no topo. Esta é, mais do que tudo, a hora de Domingos.

    Está na obra de abrir a pestana. Todos eles. Ou quem começa a fechar os olhos ao SCP serei eu...

    Os elogios foram poucos, mas também os tenho. Apenas os farei quando começarmos a fazer mais do que um ponto por jogo.

    Marco, lagarto desde pequenino, que não percebe de bola, mas acha umas coisas...

    ResponderEliminar
  2. Shaars não é mau jogador, mas André Santos é muito melhor. Mais raçudo e com melhor visão de jogo, Deveria ser efectivo ao lado de Rinaudo!

    ResponderEliminar
  3. Acabo de ouvir no programa rtp-n Contra-Ataque o Comentador. APVasconcellos (tenho que lhe gabar a lucidez e coragem!)o seguinte extracto - ...(O que o Sporting fez) não é nada que se compare com o que o Benfica e com toda a legitimidade fez o ano passado e aí foi um ataque frontal a um árbitro e não houve nenhum manifestação de solidadriedade... Mas a seguir e para para condicionar o jogo das meias-finais da taça de portugal o sr. Antero Henriques (do FCPorto) deu uma conferência de imprensa com 14 lances a acusar o sr. duarte gomes (...) com o único propósito de condicionar o jogo seguinte, com o objectivo estratégico de condicionar ... fim de citação. Isto diz tudo o Porto Benfica tudo podem o Sporting paga as favas! Desta vez tem que ser uma luta até ao fim, de forma pacifíca, mas os apitadores terão de futuro que nos respeitar! S. Leoninas.

    ResponderEliminar