terça-feira, 23 de agosto de 2011

O medo

Domingos deu um puxão de orelhas aos jogadores. Ele e todos nós estamos fartinhos até aos cabelos de esperar que a equipa se resolva a mostrar o trunfo da garra. Nesta fase da época, enquanto se joga com alguma insegurança, os tomates e a atitude de "fodo-te todo se me roubas a bola" são o que pode valer a um conjunto de muita cara nova.

O medo de perder, não passar bem a bola, a hesitação de finto ou chuto para a frente, são todos inconcebíveis se se quiser surpreender os adversários. Honra seja feita a Jeffren, Rinaudo e Capel que lhes sobra "cojones" mas que lhes falta entendimento, ritmo e colegas para mudar o estilo "vamos andando" do Sporting.

Fez bem em tirar Fernandez e Djaló, expoentes máximos de uma forma de estar em campo que passa largos minutos sem participar dos envolvimentos atacantes e defensivos. Fez mal em não tirar Schaars (mas não podiam sair todos). O holandês está perro e vai ter de dar muito ao cabedal para se manter na equipa. Um jogador para jogar à Lampard neste onze de Domingos tem de estar em todo o lado, com a bola nos pés, ou a marcar alguém. Ou muito me engano ou com o Nords, o menino André Santos vai arrumar com o Stjin para o banco.

Sobre os árbitros, só me ocorre a ideia de que é melhor que continuem com o boicote. Para ter Paixão, Xistra, Benquerença ou outros do género, mais vale pessoal da distritais. Esses não têm medo.

Disse.

4 comentários:

  1. Completamente de acordo. Apenas seria mais ácido com o Djaló.

    Acho incrível como um jogador daqueles, sem técnica, sem imaginação, sem sal nem tempero qualquer digno de um jogador profissional do Sporting - excepto ser dono de uma corrida "não lenta", mas que bate poucos - continua a calçar nos relvados por onde passamos.
    Como adepto e apreciador de futebol, palavra que não entendo.
    Tivemos bastante azar no passado recente (incluindo a última época - lembro-me de alguns postes e traves tramados), mas acho que são escolhas destas que nos atiram para baixo, em vez de ser o oposto, como, de resto, devia ser no Sporting.
    Se Djaló não vale dinheiro no mercado, pena. Embora também expectável, por tudo aquilo que (não) rende. Seguimos em frente e valorizamos outros que possam pôr a equipa a ganhar.

    Sobre a mesma equipa, embora lhes esteja com raiva - "mister" incluído - ainda lhe deposito forte esperança. A direcção esteve bem na pré-época.
    Só que: a Fernandez e a Evaldo(!) não auguro futuro risonho. Inteligência e raciocínio rápido precisam-se.
    Polga tem que se convencer de uma vez que não consegue - não tem "pontaria" para - fazer jogo directo. Schaars tem que se fazer "homem" e assumir a equipa do meio campo para a frente. O Postiga, que gosto, tem que se desenrascar e falhar menos...

    Acho que chegou a altura de Domingos provar a sua competência em Alvalade e tirar de vez quem nos impede, no relvado, de estarmos no topo. Esta é, mais do que tudo, a hora de Domingos.

    Está na obra de abrir a pestana. Todos eles. Ou quem começa a fechar os olhos ao SCP serei eu...

    Os elogios foram poucos, mas também os tenho. Apenas os farei quando começarmos a fazer mais do que um ponto por jogo.

    Marco, lagarto desde pequenino, que não percebe de bola, mas acha umas coisas...

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

    Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    Saudosos cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Shaars não é mau jogador, mas André Santos é muito melhor. Mais raçudo e com melhor visão de jogo, Deveria ser efectivo ao lado de Rinaudo!

    ResponderEliminar
  4. Acabo de ouvir no programa rtp-n Contra-Ataque o Comentador. APVasconcellos (tenho que lhe gabar a lucidez e coragem!)o seguinte extracto - ...(O que o Sporting fez) não é nada que se compare com o que o Benfica e com toda a legitimidade fez o ano passado e aí foi um ataque frontal a um árbitro e não houve nenhum manifestação de solidadriedade... Mas a seguir e para para condicionar o jogo das meias-finais da taça de portugal o sr. Antero Henriques (do FCPorto) deu uma conferência de imprensa com 14 lances a acusar o sr. duarte gomes (...) com o único propósito de condicionar o jogo seguinte, com o objectivo estratégico de condicionar ... fim de citação. Isto diz tudo o Porto Benfica tudo podem o Sporting paga as favas! Desta vez tem que ser uma luta até ao fim, de forma pacifíca, mas os apitadores terão de futuro que nos respeitar! S. Leoninas.

    ResponderEliminar