segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O fundo do poço

Para Domingos este principio de época é como acordar no fundo de um poço. Quando adormeceu tinha acabado de subir na carreira, deixando um clube de 4º lugar para ingressar num candidato ao título. Com uma nova direcção ambiciosa, com os adeptos a vibrar com a sua imagem, com jogadores atrás de jogadores a assinar contrato, com a garantia que era fácil fazer melhor que Paulo Sérgio ou Paulo Bento.

Agora no fundo do poço, tudo é negro e olhando à volta não há cordas, degraus, botão de alarme. A subida terá de ser feita jogando as unhas à parede e raspando o que houver para raspar. O pesadelo perfeito para um treinador profissional. A equipa não tem processos colectivos desenvolvidos, apenas um esquema de saída a jogar (por agora) muito dependente da criatividade individual. A equipa joga a medo, insegura, sem ligação. Nota-se que está a 15 ou 20% das suas capacidades, mas encontra-se neste estádio há demasiado tempo.

Os maus resultados têm destruído completamente todo e qualquer trabalho que tenha sido feito nos treinos. Durante as últimas partidas é evidente a forma deficiente de muitos jogadores, a sua estranheza quanto aos processos, Domingos jogou cartas "velhas" tentando que antigas familiaridades agilizassem o processo, mas penso que terá sido um erro. Os jogadores há mais tempo na equipa são tão alheios ao que deseja como os que chegaram a semana passada.

Arriscaria a dizer que Elias e Insua darão mais à equipa neste momento que Schaars e Evaldo, Carrilho mais que Djaló, Rodriguez mais que Carriço, Rubio mais que Postiga. Se eu fosse Domingos (se fosse não estava aqui a escrever isto) olharia para o plantel e escolheria aqueles que são em potencia os melhores para cada lugar, fosse qual fosse a sua adaptação, fosse qual fosse o seu entrosamento com os colegas. Se é para construir uma equipa, que o façamos com os que farão parte dela assiduamente e não com os que já deram provas não servir para as exigências do colectivo.

Verdade seja dita que a condição física tem sido a grande responsável pela adiada consolidação dos melhores na titularidade. Insua, Rodriguez, Rinaudo, Jeffren, Capel, Fernandez e Bojinov. São 7 jogadores! Se lhes juntarmos Elias, 8 entre 11. Sobram Patricio, Pereira e Polga. Arrisco um segundo palpite: quando estes 8 jogadores estiverem a 100% da sua capacidade atlética, será difícil perder jogos em casa sofrendo 3 golos.

Ainda ninguém disse isto, mas está à vista que este é o melhor plantel deste o último título, bem ao nível do plantel de Benfica e FcPorto. Infelizmente o valor individual do plantel não tem correspondência no colectivo e como equipa este Sporting está ao nível dos piores. Tão mau como a fase final de Paulo Bento ou Paulo Sérgio, o que ninguém esperaria nesta altura. Mas no futebol nada é seguro e bons jogadores não ganham nada sem que haja um desenho colectivo. Existem muitas razões para que Domingos ainda não tenha feito:

1- Entrada de jogadores a conta-gotas
2- Lesões
3- Péssimas arbitragens
4- Expectativas elevadíssimas 
5- Má adaptação de alguns reforços (Wolfswinkel, Schaars)
6- Fraca rentabilidade dos jogadores que transitaram da época passada

Tudo isto dá um cocktail explosivo. Um mix de erros que ninguém sabe como poderiam ser evitados. Erros que quando Domingos acordar amanhã ainda estarão a fazer mossa. Na próxima partida, a sombra do adeus ao título é real. Ficar a 10 pontos do Porto é como encarar a Liga portuguesa como treino e as taças como competições a sério. Como digo, o fundo do poço. Pelo menos nesta época.

Até breve.

2 comentários:

  1. a questao aqui é q sendo a equipa q é, dá q pensar a alguns senhores e há q "segurar" esta euforia com a ajuda dos senhores de preto, para prejudicar o Sporting tem q ser feito o quanto antes para depois qd nao tivermos hipotese de la chegar, começarmos a ver jogos do Sporting sem casos, ou ate a sermos beneficiados..mas isso sao contas de outro rosario!!

    ResponderEliminar
  2. Não percebo o porquê de tanta excitação à volta deste puto Diego Rubio. Porque marcou 3 ou 4 golos na pré-época? Foda-se, até o Postiga marcou uma data de golos na pré-época!!
    Quando a maior esperança dos sportinguistas para o ataque do clube é um puto de 18 anos algo está muito mal...

    ResponderEliminar