sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Olhar para dentro

Pizzi no Braga, Luis Leal no Leiria, Caetano no Paços e Bruno Severino no Setúbal. 4 jogadores a observar com muita atenção durante esta Liga. Os bons jogadores não se restringem aos 3 grandes e para quem segue atentamente o nosso campeonato (o Cluj e o Servette que o digam) há valores muito promissores a despontar.

Por vezes é difícil de compreender as conexões sul-americanas, o excesso de brasileiros, a moda dos argentinos ou as pouco ortodoxas inclinações nigerianas do Marítimo ou francesas da recem despromovida Naval 1º de Maio. Lembro-me da desvirtuada e sofrível formação do União da Madeira de há quase vinte anos. Hoje seria semelhante aos demais adversários.

Parece óbvio a qualquer um que por mais que se defenda moralmente o sucesso do jogador português (ou formado) em Portugal, os clubes são pouco sensíveis a essa responsabilidade. A necessidade de adquirir valores exóticos, a sempre reluzente promessa do craque que emerge de um clube impronunciável brasileiro é demasiado tentadora. Para os grandes, os nomes internacionais, os atletas de um grande europeu à procura de espaço para jogar.

Seja grande ou pequeno, a tendência de não apostar no jogador luso é crescente e será difícil daqui por algum tempo encontrar na Liga um titular português. Enquanto isso o Chipre, a Escócia, a Roménia, Bulgária e outros países com ligas menores vão-se abastecendo de jovens, desenquadrando a evolução natural dos atletas e o horizonte de chegar a um bom clube português.

O limite de estrangeiros parece mais do que evidente, é essencial. Primeiro porque obrigaria a uma aposta na formação que está a cair mais uma vez em desuso, segundo porque restituiria alguma coisa de nacional à nossa sul-americana Primeira Liga. Muitos não resistiram à falta de rotação do dinheiro dos 3 grandes pelos clubes menores. O Salgueiros, o Estrela, o Boavista, o Belenenses eram fontes de abastecimento regular de Porto, Sporting e Benfica. Mas os canais fecharam e o dinheiro segue para outras paragens.

É extremamente importante que os 3 grandes apostem em aquisições dentro de portas, mas para isso é necessário estancar a sede de estrangeiros que na esmagadora maioria nada acrescenta ao valor dos planteis existentes. É difícil até descobrir um clube que pratique bom futebol abaixo do 5º ou 6º lugar, olhar para o Guimarães é um caso de estudo, bom plantel, bons adeptos, alguma saúde financeira e tão mau futebol. Mas podemos juntar-lhe Marítimo, Leiria e tantos outros que jogo atrás de jogo falham em proporcionar aquilo que é a essência do jogo: a emoção e o espectáculo.

Leis como a restrição de contratações de estrangeiros por época, ou limite de jogadores não formados em Portugal, acompanhados pela impossibilidade de inscrever juniores não nacionais são um passo em frente na salvaguarda do nosso futebol. Mas até que lá cheguemos…

Até breve.

3 comentários:

  1. Os jogadores portugueses com um mínimo de qualidade são caríssimos!

    ResponderEliminar
  2. Ainda podes acrescentar o Ruben Brigido do Leiria e Nuno Pinto do Nacional

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, mas o treinador/dirigentes tão sempre a procura de encontrar o proximo ronaldinho, o treinador portugues nao é formador, nao tem a paciencia que é precisa para o jogador jovem portugues poder crescer, invés prefere resultados a curto prazo ( devido tb á precepitaçao muitas vezes vista no despedimento de treinadores, algo que lhes dá alguma pressão a apresentar resultados ) e muitas vezes acabam por contratar brasileiros ou jogadores de outra nacionalidade de qualidade duvidosa, como é possivel a maioria dos brasileiros a actuar em portugal nos clubes ditos pequenos virem da 3º e dos campeonatos regionais do brasil? qual é a confiança que os jovens têm depois para poderem evoluir? jogadores como David Simão, Nelson Oliveira, André martins ( se nao fosse a aposta recente de domingos nele ) e outros tantos vão se perder e acabar num trofense desta vida, é lamentável que assim seja.. e por isso mesmo é que vemos eles procurarem depois os clubes do chipre ou da romenia.. sao clubes que tem melhores condiçoes financeiras e ai mesmo que nao seja uma liga tao competitiva, vao jogando e ganhando uns trocos

    ResponderEliminar