domingo, 14 de agosto de 2011

Justiça

Se quisermos ser justos teremos de pensar que no final da partida há mais razões para acreditar no que a equipa do Sporting pode fazer este ano. O marcador não mostra nada do que foi o jogo. O Olhanense não mereceu em nada o resultado e vendo o que fez em campo pode-se dizer que foi um ponto milagroso o que o Dauto levou para o Algarve. Não entendo os elogios que se faz aos treinadores portugueses, para por um autocarro à frente da baliza não é preciso ter grande talento, basta jogar com 4 defesas, 3 médios defensivos, 2 alas a fechar os corredores e dois vagabundos a fingir que estão lá para atacar.

O mérito táctico da equipa algarvia foi deixar passar o tempo, demorar 1 minuto a marcar livres e lançamentos laterais, muitas lesões fictícias e muito povoamento do seu meio campo. Convenhamos que só resultou porque houve interferência do árbitro e muita incapacidade do Sporting em aproveitar as 10 oportunidade que teve para marcar. Ainda assim, não vai ser fácil para a equipa de Olhão ficar nesta primeira liga. O remate de Wilson foi um oásis num deserto de jogo, numa filosofia antiga de retranca que não já não dá para entender. Mata-se um jogo, o futebol e o espectáculo. A felicidade dos adeptos de Olhão em Alvalade é uma incapacidade dos mesmos em ver o que a sua equipa foi dentro de campo - uma nulidade à espera que o jogo terminasse.

Nota-se que no Sporting de Domingos existe uma ideia. Ainda não está assente, nem bem interpretada, mas tenta-se jogar à bola. Tenta-se criar desequilíbrios, entendimentos, aberturas, espaços para jogar. As triangulações começam a surgir, a bola corre mais de pé para pé, mesmo com pouco tempo para jogar, menos um homem e o público desesperado por ver a bola na frente, os médios tentaram sempre sair a jogar e não recorrer ao chuveirinho. Há jogadores em defice atlético e outros com enorme defice de confiança. Mas há talento e capacidade para pegar no jogo - precisamente o que não existia nas épocas anteriores.

Faltou pouco para a vitória, se quisermos ser justos até podemos dizer que um apito a mais (penalty) ou um a menos (golo anulado) tinha garantido os 3 pontos, mas ok o Sporting também não esteve isento de erros. Com um Portiga mais matador, um Jeffren e um Capel menos trapalhões (falta-lhes conhecer os colegas) ou um Schaars mais mandão, a equipa vai melhorar bastante. E há banco. Há Bojinov, há Carrilho, há Izma, há Turan, há Arias, há André Santos, há Wolfswinkel, Aguiar e Rubio.

Começamos com um empate. Mas se formos justos a equipa fez por merecer muito mais. Com tempo muito do que não correu bem, deixará de acontecer. Há alma, vontade e talento nesta equipa. A sorte virá com a eficiência, rigor e entendimento.

Até breve.

4 comentários:

  1. Mas qual justiça?... Não há justiça no futebol, se houvesse justiça, o Olhanense ontem tinha perdido o jogo!...No entanto, o Olhanense fez pela vidinha, cepos como o Postiga, o Djaló ou um pouco menos o Edvaldo é que não fizeram, aliás como de costume, e continuam a ter incomprensivelmente lugar na equipa e ou muito me engano ou o Domingos vai rapidamente começar a ouvir muitos e justificados assobios se não tirar muito depressa aqueles mecos da equipa... Eu quando vejo nulidades a serem titulares como o Djaló ou o Postiga até me esqueço das roubalheiras do costume por parte desse Xistra e seus bandeirinhas, afinal se nem nós fazemos tudo para conseguir a vitória... Também não gostei daquela entrada do Jeffren sobre o caceteiro de Olhão. Fosse eu o árbitro e o Jeffren tinha ido imediatamente tomar banho. Esse, que me pareceu um valor seguro, precisa de ser lembrado no balneário de que não pode fazer aquilo. Ou então vamos todos ter desgostos no futuro...

    ResponderEliminar
  2. concordo com o comentario a cima jogamos 1 futebol bonito que ja nao via ha anos...ms enquanto o DP meter o Postiga meu deus e 1a nulidade,o Djalo cansei sem comentarios, Polga teve bem nao deu para o testar raramente atacaram mas nota-se que nas bolas paradas tamos feitos ou se mete o Oneywu ou entao tamos tramados e o Evaldo teve razoavel mas contina `1a nulidade muito limitado ofensivamente enquanto nao se contratar 1 DC, 1LE e PL ou mete-se o RVW nao percebi porque que ele nao entrou o comecou de inicio

    ResponderEliminar
  3. "Com um Portiga mais matador"? Sonhos... Mais depressa ganho o Euromilhões que o Postiga se torna num matador.

    SL

    ResponderEliminar
  4. ...e temos Onyewu + Matias!;)

    ResponderEliminar