domingo, 28 de agosto de 2011

Assobiar ou não eis a questão.

Se um espectáculo for mau, assobio? Talvez. Mas o que é certo é que não me lembro de um único evento cultural ou desportivo em que tenha assobiado os protagonistas. E já vi muitas coisas intragáveis, nunca me ocorrendo assobiar, ou manifestar desagrado de qualquer forma sonora. Penso que por educação, civismo e maturidade, nunca vi como necessário mostrar publicamente o meu desacordo, a minha insatisfação como o que estava voluntariamente a assistir.

Como é óbvio já tive imensa vontade de o fazer. Assobiar Grimi, Tiui, Nalitzis, Dominguez, Caicedo, Farnerud, Careca, Valtinho, Patricio foram alguns dos passatempos favoritos dos públicos de Alvalade, mas porque nunca entendi realmente a vantagem de assobiar a equipa ou um jogador, nunca o fiz. Assobio e sim contra o árbitro, porque sei que muitas vezes a indignação da bancada produz efeitos na condução do jogo do juiz. E porque ninguém é de ferro, às vezes a coisa passa largamente o assobio. Mas a própria equipa...nunca me deu para tal, às vezes calha-me um "desses" whistleblowers e antes que venha o assobio, já antes muitas tiradas ao melhor género dos cronistas da Bola presentearam a maior parte dos jogadores actuais ou passados, treinadores actuais e passados, presidente actual ou passado.

É o mais puro e mais bacoco do ser português. Assobio e insulto a minha equipa porque sou melhor que ela, porque eu como adepto mereço mais, porque eu lá em baixo faria bem melhor. Nada mais fanfarrão, nada mais desportivamente irresponsável. O Sporting de Djaló a falhar recepções e o do Postiga a falhar golos, a camisola que veste o Evaldo que hesita em correr ou passar faz parte do meu clube, o que clube que apoio. Estou cansado dos adeptos que só o são quando a equipa está a ganhar, quando a equipa está bem, os adeptos que estão com a equipa quando ela menos precisa deles. Os maus resultados em casa começam nestas atitudes, nestas recepções que aos 5 minutos já estão a tornar o nosso estádio, a nossa casa num inferno para nós próprios em vez de o ser para o adversário.

Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Violino,
    Um abraço solidariamente leonino!...
    A "nossa casa não pode ser um inferno para nós próprios" !...
    Que todos os sportinguistas leiam atentamente o teu texto. E meditem... profundamente!... Porque o assobio anti-sportinguista de Alvalade "...é o mais puro e bacoco do ser português!..."
    Bem hajas pela tua contribuição!
    SL

    ResponderEliminar
  2. As declarações de Luis Aguiar hoje no Record (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=714325), requerem alguma medida da direcção... Em dia de jogo, isto é inadmissivel...

    Contudo, gostava de chamar a atenção para algo que só vejo em Portugal, e que reforça a teoria da bipolaridade, em termos de favorecimento ao é-zé-se-ele-bê e ao fut corruptos do norte...

    Senão vejamos, os corruptos há uns anos defenderam que não seriam bom defrontar um dos principais rivais nas primeiras 4 ou 5 jornadas... Resultado, a Liga (do nosso descontentamento) lá formulou e implementou essa vergonhosa lei. Outra situação vergonhosa teve a ver com o sorteio dos árbitros... Enquanto os corruptos não acabaram com o sorteio não descansaram, para assim terem sempre o controlo da situação... Por fim, ocorre outra situação no futebol português que não vejo em mais campeonato nenhum, as antecipações e/ou adiamentos de jogos... Mas só para alguns, pois eu bem me lembro do SCP ter pedido o adiamento de um jogo ainda a época passada e nada, e vejo o clube dos corruptos sempre a porem e disporem a seu bel prazer... Outra situação tem a ver com o escalonamento dos jogos que a spor(oliveirinhas)tv executa cirurgicamente... Vejamos esta jornada, o SCP jogou 5ª feira à noite e joga domingo, o é-zé-se-ele-bê jogou 4ª feira e joga só amanhã...

    Isto até mete nojo...

    Já que os dirigentes leoninos (finalmente) decidiram defender a instituição, parece-me de todo em todo fundamental terem em atenção estes aspectos que condicionam (e de que maneira) o futebolzinho à portoguesa...

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar