quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O risco e o limite

Construir um plantel implica risco. Apostar forte num jogador pode por vezes não resultar. Lesões, inadaptação, existem muitos factores que podem levar uma contratação de peso a não funcionar e a permitir à segunda escolha para o mesmo lugar a fazer uma época a titular. Mas é inevitável correr esse risco. Na impossibilidade de ter 2 grandes nomes para o mesmo lugar (um deles desvalorizaria sempre) um plantel faz-se de primeiras e segundas linha, tentando que as últimas, não tendo a valia nem as garantias das primeiras, são mais do que capazes de assegurar competência.

Existe um novo paradigma, mais recente, que podemos observar na maioria dos plantéis que não pode recorrer a equipas B. As 3 opções. 2 são jogadores formatados ao lugar e a 3ª depende da polivalência de outro jogador para ocupar o lugar, sendo que este já concorre noutra dupla solução. É um enorme cruzamento de valências e um exercício de salvaguarda que acrescenta um novo valor a jogadores multidisciplinares.

No Sporting jogadores como Schaars, Izmailov, Bojinov, Pereira, Djaló e Pereirinha são peças fundamentais. Cada um faz, com alguma segurança, mais do 2 posições, o que desdobra o seu peso pelo plantel. As noticias de que o plantel leonino terá 28 jogadores é portanto algo improvável à luz desta tendência, o excesso de jogadores a ficar fora de convocatória é assinalável e difícil de compreender quando se contratam 14 jogadores novos que convém valorizar.

Não acredito que o plantel exceda os 26 jogadores. 3 guarda redes, 9 defesas, 9 médios e 5 avançados. Perante isto e sabendo que Patrício, Tiago, Boeck, Pereira, Árias, Turan, Evaldo, Polga, Onyewu, Rodriguez, Carriço, Rinaudo, André Santos, André Martins, Schaars, Luis Aguiar, Izmailov, Pereirinha, Fernandez, Capel, Jeffren, Carrilho, Djaló, Wolfswinkel, Postiga, Bojinov e Rubio já estão, está a sobrar um jogador. A escolha óbvia para sair será André Martins, até porque com a recuperação de Luis Aguiar, perde espaço.

Por estas razões não consigo compreender os rumores que falam da chegada de mais um central ou de mais um ala. É simplesmente demais ter 5 centrais e 5 alas, mesmo sabendo que Izma está a ter uma preparação lenta ou que os centrais tenham parecido pouco rápidos no jogo frente ao Valência. Estes são os tais riscos que falava no início e são variáveis para Domingos contornar com treino, acima de tudo treino, e…paciência.

Este não é um bom plantel. É um excelente plantel. A mudança de um ano para o outro é muito grande. O esforço e a perspicácia foram assinaláveis e convém a todos entender que Domingos parte do zero absoluto. Meia equipa nova, muitos jovens, muito tempo de adaptação a novos métodos. Tenho a sensação que teremos de esperar até 1/3 da época até poder ver resultados de um trabalho que começou à poucas semanas.

Olho para jogadores como Wolfswinkel, Schaars, Rinaudo, Carrilho ou Rubio e vejo muita margem de progressão, mas também vejo a impreparação (momentânea) que exibem em colocar no terreno e colectivamente os seus atributos. Capel, Rodriguez, Aguiar, Bojinov e Jeffren talvez tenham mais facilidade, mas no campo da aparência muito espaço existe ainda para errar.

Não creio porém que fiquemos desiludidos com o talento de alguma das contratações, bem pelo contrário, acredito que veremos grandes jogos de futebol, grandes golos e vitórias assim que a “máquina” assimile as ideias de Domingos. Porque desta vez temos um treinador que tem ideias de jogo e não apenas um conjunto de sensações oscilantes que mudam conforme o resultado do jogo anterior. Estejamos nós adeptos na retaguarda a apoiar o trabalho feito, nós adeptos, muitas vezes o maior adversário da nossa equipa. Alvalade deve ser um “covil” do Leão e não uma cova profunda de assobios e atemorização.

Até breve.

1 comentário:

  1. Estou em crer que para entrarem mais jogadores, outros vão ter necessariamente de sair. Se vier um central, é quase certo que sairá o Polga. Outros jogadores podem sair como Yannick e André Martins. Mas eu já estou bastante satisfeito com o plantel actual. Como é dito no post, a diferença é muito grande em relação ao ano passado.

    ResponderEliminar