segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A mudança

Depois de ver o resultado do FC Porto em Guimarães e saber que foi conseguido com um penalty no mínimo discutível, pensei imediatamente "ora...não é surpresa" e a forma de pensar repulsou-me imediatamente. Não é assim que devemos reagir. Apesar de ser sempre uma vantagem ter adversários a perder tantos ou mais pontos do que nós, é uma ilusão esperar que tanto Porto como Benfica possam dar ajudas morais aos sportinguistas.

Cada ponto nesta liga vai ter de ser arduamente conquistado pelos jogadores e treinador do Sporting. Isso é um facto que convém "gravar" no disco e repetir a cada obstáculo, a cada Xistra, a cada jogo aparentemente acessível. Com trabalho e muita paciência é de esperar que as vitórias se tornem menos suadas e mais naturais, mas nos próximos meses não vai haver falta de espaço para errar. Concentremo-nos na nossa equipa, nas nossas pequenas grandes vitórias e deixemos os árbitros na gaveta onde merecem estar, na posição de incógnita que convém nunca aliar ao factor isenção e justiça.

Uma equipa sólida, ganhadora, com os adeptos à frente, atrás e aos lados é uma equipa "pronta" para receber as benesses pontuais da equipa de arbitragem, sempre foi, em Portugal sempre será. O factor "alpha" muito estudado em fenómenos desportivos pesa demasiado nas decisões de milésimos de segundo, em caso de dúvida, um individuo tende a "favorecer" o organismo  mais forte e contrariamente ao que se diz, nunca a "proteger" os mais fracos. É assim em toda a biologia, porque é que os humanos seriam diferentes?

É obrigatório exigir competência, mas não devemos focar-nos apenas na arbitragem. Todos os erros devem ser matéria de estudo e correcção. Os piques inconsequentes, a falta de capacidade para chegar ao fim da linha e cruzar, os passes falhados em zona de decisão, as oportunidades perdidas em frente ao guarda-redes, tudo isto custa pontos. Dizer que o Sporting empatou graças à arbitragem é meia-verdade a outra é que não concretizou em golos o seu ascendente. Esta é a única reflexão que nos levará a algum lado.

É preciso mudar a forma de reagir a maus resultados. "Chorar" as arbitragens é a forma mais subtil de fazer de conta que nada há para corrigir. O nosso rival da 2ª circular tem recorrido a esse esquema durante anos e vejam o que lhe tem trazido. A imprensa de hoje montou o "circo" e está a tentar dar um "empurrãozinho" aos clubes de Lisboa neste deve e haver dos pontos injustamente ganhos ou perdidos. Entrar nesta dinâmica não nos convém. Aliados? Contra quem? Porquê? Mais vale seguir o nosso caminho e olhar para os nossos problemas, são bastantes.

Até breve.

3 comentários:

  1. Talvez seja bom para todos não perdermos a esperança, mas ao mesmo tempo estarmos atentos às situações...
    Esperança sim...mas com os pés bem assentes no chão, à realidade do futebol português...
    O Sporting só terá possibilidade de entrar no caminho dos exitos, se for deixado esgrimir com as mesmas armas dos adversários...
    Ou melhor, se os adversários mais directos, deixarem de ser tratados como habitualmente o são...e se o Sporting não for prejudicado como é normal ser...

    Lembram-se daquela grande equipa onde pontuavam Balakov e Compª...?

    Lembram-se...?? - E lembram-se como o "Xistrema" de então não nos permitiu ir mais além...??

    Lembram-se daquele campeonato ganho pelo Porto...porque o "Xistrema" deixou que o Paços de Ferreira nos arrancasse a possibilidade de ganharmos...com um golo metido com a mão..?

    Partece que ainda estou a ver esse jogo...: eu estava no enfiamento da jogada, mas muito mais longe do que o apitador...eu vi a mão, o apitador "não quis ver"...e depois dessa jogada, houve situações passadas dentro da área do Paços...que se o fosse adversário em vez de sermos nós, fosse o Benfica ou o Porto...o apitador teria arranjadao maneira de fazer as coisas de bem diferentes...

    Tudo isso para vos dizer que...: vamos ter de apoiar a equipa sem desistir...mas sabendo o que nos espera...

    ResponderEliminar
  2. Caro Violino,
    Concordarei que deveremos fundamentalmente começar por fazer o nosso trabalho, dentro da nossa casa. Mas não se deve esgotar aí o esforço da nação sportinguista, a começar pelos seus dirigentes. A última letra de S.C.P. significa Portugal e haverá que modificar a situação actual, de muita gente a estar a tomar por outra com um sentido bem diferente...
    SL

    ResponderEliminar
  3. não podia descordar mais deste texto.

    tivemos culpa no empate, mas obviamente fomos prejudicados.

    mais importante, e o que permite que a corrupção das antas continue impune são opiniões como estas. não digo que nos unamos ao benfica mas há 30 anos que somos assaltados pelos chulos corruptos das antas e continuamos a falar do fora de jogo do nolito quando em guimarães o benquerença lhes ofereceu de mão beijada 1 jogo que tava muito dificil num penalty absolutamete ridiculo.

    enquanto uma equipa com 1 orçamento de 95 milhões continuar a ser escandalosamente benefeciada sempre que tiver em dificuldades o nosso Sporting não poderá competir pelo titulo neste país.

    ResponderEliminar