quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A escola


Já não há mais adjectivos para classificar a prestação de Nuno Reis no Mundial de Sub-20. Nem eu nem o comentador do jogo da Eurosport fomos capazes de resistir a perguntar “mas o que é um jogador destes faz no Cercle de Brugges?”. A resposta é: joga. A primeira tentação é chamar o jogador de volta ao plantel principal em vez de Douglas ou qualquer outro. Mas racionalmente o Sporting estaria provavelmente a interromper uma evolução que tem sido constante e notória.

Aliás, Renato Neto, outro Sportinguista emprestado ao mesmo emblema, encontra-se mais ou menos na mesma etapa, com excelentes prestações e embora com uma titularidade mais discutível, o que é certo é que o para o clube Belga foi imperativo contar com os dois atletas para mais uma época. Mas Nuno Reis é a figura deste mundial. Capitão, seguro, autoritário, motivador, exibiu na Colômbia toda a sua capacidade para vir a ser um dos maiores centrais formados no Sporting. Muito provavelmente melhor que Caneira, melhor Hélder Rosário, melhor que Carriço.

Que o Sporting forma dos melhores extremos da Europa é quase unânime, quem numa década teve Quaresma, Simão, Varela, Ronaldo e Nani, só pode ser considerado uma grande escola, seria curioso começar agora uma nova corrente, a dos centrais. Começar com Carriço, Pedro Mendes, Nuno Reis e Llori é um símbolo, poucos seremos capazes de dizer o que estes 4 jogadores representarão no futuro, mas eu aposto que deixaremos de ser a “escola de alas” para nos tornarmos na “escola de ouro” do futebol nacional.

Quando tantos (até sportinguistas) questionaram o sucesso da nossa formação, quantas vezes influenciados pelo insucesso da equipa principal, aí está uma nova geração de promessas a dar provas de que por Alcochete ainda se faz o futuro do sucesso do futebol de Portugal. Um dia gostava de ver esse mérito verdadeiramente reconhecido pela nossa imprensa. A mesma que tanto gosta de se esvair em vénias pela gestão de Pinto da Costa ou pela grandeza de associados do clube da Luz. Nem um nem outro tem contribuído para a constante renovação de talento das nossas selecções.

Se um dia existir real justiça financeira e regulação na contratação de estrangeiros, esse será o tempo do nosso clube. Até lá as armas são outras e o tabuleiro muito diferente, um tabuleiro em que Nuno Reis sendo o melhor jogador do mundial de Sub20 não tem lugar no plantel principal do Sporting. O que é que o presidente da FPF pensará sobre isto?

Até breve. 

1 comentário: