quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Negociar o impossível, prever o imprevisível

Já com a época iniciada e com tudo o que havia para apresentar sobejamente conhecido e esmiuçado, parece que o mercado insiste em dar o plantel leonino como aberto a mudanças. Perante a entrada de um jogador como Douglas, será óbvio que se esgota o espaço de Onyewu, tal como a saída de um jogador como Postiga levanta grandes dúvidas à cerca da possibilidade de o substituir a duas semanas do fecho do mercado. Quem comprar vai ter de "perder a cabeça" e quem vender vai ter de saber por antecipação onde vai ter também ter de "perder a cabeça".

Douglas por Onyewu será evidentemente uma vantagem, mas a que preço? No último ano de contrato o brasileiro pode custar qualquer coisa como 4 a 5 me. Já Postiga nunca poderia sair por menos de 8 me (metade do passe pertence ao FC Porto e qualquer avançado que se preze custa pelo menos 4 me). Ora nem o Sporting tem o dinheiro que custa o defesa, nem o Besiktas dará o suficiente pelo avançado. Em que ficamos? Em nada, ou pior, com um Hugo Almeida de "encomenda". Tremo só de imaginar uma troca possível em que damos o titular e recebemos o suplente da Selecção. Mau de mais? Se lhe juntarmos as últimas declarações do ex-portista em que dizia qualquer coisa como "fico contente com o interesse do Sporting e muito mais contente com
o do Benfica" então a coisa fica de todo impossível.

Não sei se o Sporting precisa de mais um central ou de trocar de avançados. Num campo ideal teríamos tudo o que é bom a substituir aqueles onde temos mais dúvidas. Mas isso são conjecturas para Mancini, Guardiola ou Ferguson fazerem, Domingos tem outro escalão de soluções, onde certamente mexer no plantel, com o fim do mercado à vista, é um negócio perigoso. Freitas diz que o Sporting vai estar atento a possíveis oportunidades, mas penso que nessas declarações espelham mais uma compra invulgarmente barata ou um resgate a custo zero e nunca um grande investimento.

Esta não é altura de desespero. O Sporting tem 1 jogo oficial realizado e nada do que muitos dos jogadores mais contestados mostraram pode ser entendido como um indicativo real e absoluto. Alguns tornar-se-ão muito melhores e outros nem por isso, mas afirmar quem são é ainda precipitado.

Até breve.


2 comentários:

  1. Como chegou à conclusão que se esgota o espaço de Onyewu?
    Em 45 minutos frente ao Valência? Conseguiu ver tudo isso nesse espaço de tempo e ainda por cima com o Carriço ao lado?
    E que Douglas por Onyewu é uma vantagem?
    Foi no jogo de ontem com os lamps? É que também vi o jogo e vi um central bom no jogo de cabeça mas com falhas posicionais muito comprometedoras.

    ResponderEliminar
  2. Ponto1: Qual é o central mais semelhante a Douglas no plantel?
    Ponto2: A apreciação ao valor de Onyewu não está em causa, mas sim as suas semelhanças e função no jogo com Douglas.
    Ponto3: A comparação entre um e outro é por demais evidente que favorece Douglas, devia ver mais jogos do Twente para entender isso, senão veja as estatísticas dos dois jogadores nos últimos 4 anos.
    Ponto4: As falhas posicionais que viu deveram-se muito mais à acção do medio de cobertura holandês que deixou quase sempre os passes frontais chegar a Saviola e Cardoso.

    Mas tem direito à sua opinião. Respeito-a como deve respeitar certamente a minha.

    ResponderEliminar