quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Um caminho já percorrido

Costuma-se dizer que percorrer um mau caminho é doloroso. Fazê-lo duas vezes é um erro. Fazê-lo 3 é pura estupidez. Pois quando tantos decidem usar uma dupla-faceta amor-ódio conforme o resultado e as exibições, eu e este blog seremos apenas e só apoiantes do Sporting. Ser isso neste momento é colocarmo-nos ao lado de Domingos e não por cima cuspindo-lhe o azedume que nos mói depois de um mau jogo realizado.

Fui dos primeiros a "pedir" que se evitasse o desgaste Paulo Bento, a "pedir" que se acabasse com o erro Paulo Sérgio, mas serei talvez dos últimos a "pedir" igual desfecho a Domingos. É o meu treinador e será bom enquanto for válida a premissa para que foi contratado - construir uma equipa. Construir não é o mesmo que reparar, nascer não é o mesmo que acordar, crescer não é o mesmo que estar de pé.
Já tinha levantado a possibilidade de esta equipa poder incorrer em muitos erros, em muitas ineficiências, redundâncias próprias de imaturidade colectiva e desajustamento individual. Como todos esperei que as boas indicações contra o Olhanense fossem até ampliadas na Dinamarca. Não foi assim.

O zero do marcador espelha as dificuldades de manobra ofensiva. É assim tão surpreendente? É assim tão mau empatar fora contra os nórdicos? Podia ter sido melhor? Sem dúvida. Mas vale a pena começar a desmobilizar por tão pouco? Mas que parte da frase "equipa em construção" é que alguns adeptos sportinguistas não entendem? Os mesmos que tanto escreveram sobre as qualidades de Domingos e a qualidade dos reforços, são precisamente os mesmos que agora pedem a cabeça de alguns jogadores e fazem exigências ao treinador.

Eu já sei para onde vai este caminho. Comigo não contem. Sei que vou receber muitas respostas a condenar a minha falta de visão e pactuação com más prestações individuais, provavelmente muitos deixarão de visitar este blog, mas sabem que mais, azar, acredito sinceramente que nós como adeptos não devemos começar já a meter as mãos no tapete ameaçando retirá-lo ao próximo desaire. Devemos estar ao lado da equipa, apoiar, sofrer com o mau e ter fé no que é bom. Sobretudo não devemos descredibilizar o talento que este ano sim, existe em Alvalade.

Melhores dias virão e há que experimentar outras vias, a raiva, o insulto, o desânimo não resultaram no passado e cada ano que passa a frustração aumenta, banhar Domingos com a nossa vontade infantil de mudar tudo do dia para a noite só encaminhará mais um plantel e um treinador para a vasta galeria de insucessos. Eu sei de que lado vou estar. Vou sofrer mais, mas foi isso que me pediram, foi isso que aceitei, Não pedirei títulos, "cabeças" ou modelos. Peço trabalho e um caminho diferente. Exigirei resultados na altura onde fizer sentido exigi-los. Ao segundo jogo da época é cedo, pelo menos para mim, cada um sabe ser o adepto que pode ser.

Até breve.

1 comentário:

  1. Violino,
    De acordo que é cedo, mas ontem fez lembrar o jogo do ano passado, mas para pior.
    E todos nos lembramos do que aconteceu no ano passado.
    A expectativa é diferente, o plantel também, o treinador também, mas vendo o que jogam Benfica e FCP nesta fase, ou o Domingos muda já algumas coisas que todos os adeptos vêm que estão mal (por exemplo, Djaló e Postiga), ou vai ele ser desgastado perante os adeptos.
    De qualquer forma, bom post.
    Koba

    ResponderEliminar