quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quando não saber é uma boa notícia


É preciso recuar algumas épocas para que se repita um fenómeno que está a acontecer este ano. Qual é o onze inicial do Sporting? A pergunta pode ser sempre vista de duas formas: é mau nesta altura ainda não ter um 11 definido ou é excelente que não estejam já à vista os titulares, sinónimo de qualidade seja qual for a ocção.

A discussão ao contrários de outros anos, não está na fraqueza de soluções, mas sim quem será o melhor. É uma enorme diferença. É uma boa diferença. Na baliza existe unanimidade (talvez a única). Agora e até que saia do clube espera-se que Patrício seja o que foi no último ano, não é preciso mais embora com a idade e trabalho até pode ser expectável que suba ainda mais de rendimento. A titularidade na Selecção não será alheia a uma confiança redobrada.

Nas laterais e enquanto Turan e Árias não estejam a 100% identificados com o modelo de Domingos as opções são Pereira (outro internacional em ascensão) e Evaldo. Há quem defenda o “risco” Turan, mas penso ser cedo para começar a “fechar” a porta ao lateral, merece no mínimo umas oportunidades. Ninguém passa do 80 ao 8 e Evaldo foi um 80 no Braga. Muita gente batia palmas e fazia vénias às suas exibições no clube minhoto…(cheguei mesmo a ouvir “pedidos” para ir à selecção na CS)…onde estão agora? Pois acredito que sabe e vai fazer melhor.

No centro do terreno é o reino das dúvidas. O foco dos maus resultados tem caído erradamente sobre 4 centrais, 2 deles sem tempo algum para “assentar” no clube. Por aquilo que já vi aposto em Rodriguez e Carriço. Estarei sozinho na apreciação a Carriço, mas acho que é um bom central e embora com lacunas a melhorar é sem dúvida um dos valores mais importantes deste Sporting, ainda vai calar muita gente. Rodriguez pela estabilidade que sempre deu à equipa quando entrou. Polga podia ser uma opção, mas pelo tempo de jogo dado, penso que não será 1ª opção. Onyewu precisa de tempo para ver em que tipo de equipa está e que tipo de futebol se pratica, para já ainda não está no ponto.

No centro do meio campo e até que Aguiar recupere totalmente a dupla Rinaudo Schaars será sempre a eleita, em jogos fora de casa penso ser possível incluir André Santos ao lado do argentino, fazendo subir Schaars. Mas em casa face a adversários com as tácticas de Faquirá, é um exagero querer cobrir tanto o meio campo defensivo.

Nas alas Capel e Jeffren. Simples. Para já Izma não tem resistência física, Djaló vai estar de “castigo” até renovar, Bojinov procura a melhor forma. Carrilho ainda terá de ser mais testado como extremo.

Penso que até Fernandez estar recuperado, a formação incluirá sempre dois pontas. Apesar de Rubio parecer ter “ganas” para disputar um lugar, a verdade é que acho que a esperteza de Domingos levará a colocá-lo no banco uma vez que jogou a meio da semana, dando a titularidade a Wolfswinkel e Postiga (tem de ser…pelo menos para já).

No banco além de Boeck, deverão sentar Polga, Pereirinha, Aguiar, André Santos, Djaló e Rubio. Ficam de fora Tiago, Turan, Onyewu, Izma, André Martins, Bojinov e Carrilho.

É bom sinal quando se deixam jogadores do tipo de Bojinov ou Izma de fora, noutras épocas jogariam até de muletas se fosse preciso.

Até breve.

3 comentários:

  1. Caro violino,

    O Evaldo já teve 1 ano, e mais esta miserável pré-época para provar que o que vale. Já perdi a paciência com ele... Só mais uma coisa, o Evaldo não era um 80 em Braga, 80 é um Coentrão ou um Maicon. Era um bom lateral no Norte que se revelou um horrível aqui no Sporting. Nada mais do que isso.

    Continuação de um bom trabalho

    SL

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o comentario Bernardo e Nunca ia meter o Carrico titular muito fraquinho e banal metia o Oguchi, e espero que se contrate no minimo mais 1 DC e LE o CF disse que ia continuar atento o mercado e o DP ja tina admitido ir ao mercado porque esta muito preocupad com a defesa agora que o Fundo ja esta activado toca a contratar o Breno para DC o Insua para LE e o Petrovic para trinco

    SL

    ResponderEliminar
  3. Violino:

    Quem pedia na CS que Evaldo fosse à selecção praticou uma óbvia sobreavaliação do jogador... Oxalá o Violino não fosse um desse casos...

    No Braga, e mesmo antes, qd já mts falavam bem do Evaldo, eu não via nada de especial. Nessa altura só comecei a reparar nele, por causa dos frequentes elogios… Não os subscrevi. Dai que a transacção por 3M€ (um balúrdio, face à sua qualidade e idade) pagos pelo SCP ao Braga, só foi possível pq em Alvalade morava gente mt fraquinha, futebolisticamente falando (e não só...). Aliás, as suas dificuldades - limitações técnicas sempre foram para mim bem evidentes. Soma-se, depois de um ano de avaliação permanente, o deficiente posicionamento defensivo que frequentemente se observa e (parece-me) a falta de estrutura mental para ter sucesso num clube da dimensão do SCP. Falta ali mt sangue na guelra e atitude. A velocidade também não abunda, numa posição onde essa característica é fulcral. O Evaldo só demonstra superioridade num aspecto: capacidade física: é forte, alto e resistente. E isso pode disfarçar alguma coisa. Apesar de tudo, espero que enquadrado num colectivo que funcione melhor, algumas das lacunas do Evaldo possam ser corrigidas (posicionamento, p. e.), outras disfarçadas, porque não é aos 29 anos que passa a ser um primor de técnica…

    Por fim, se Turam não se revelar superior ao Evaldo (a médio prazo), digo peremptoriamente que a posição de lateral esquerdo ficará (mais uma vez) por resolver. Aguardo para ver o jovem francês e nutro natural expectativa de que, mais cedo (preferivelmente) ou mais tarde, consiga relegar o colega para o banco. Seria bom sinal. Desde que saiu Rui Jorge e pouco depois Tello (mesmo adapatado era superior a tdos os que se lhe seguiram) que o SCP não tem um jogador de jeito para aquela posição.

    SL

    ResponderEliminar