sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Abutres notáveis

Gente que passa a vida a fazer declarações na imprensa, apontando o dedo aos responsáveis do clube, mas que depois, na hora de proporem soluções e ajudar, alegam que não têm saúde, tempo ou “disponibilidade profissional” para o fazer, são para mim piores, muito piores que os que dirigirem e cometem os referidos erros.

Todos somos geniais, olhando de fora para dentro. Eu próprio tenho consciência que as minhas verborreias sobre o clube são muito mais fáceis de escrever do que por em prática. Em democracia a liberdade de criticar está garantida, mas não isenta ninguém do dever de participar e contribuir.

Em alguns países é obrigatório votar o que é uma forma extrema de garantir a solidez do regime democrático, mas é só um exemplo das necessidades que a governação representativa tem e sempre terá. No Sporting a democracia existe e é efectiva, apesar de uma tendência para uma chefia totalitária dentro da equipa ela ainda não se transmitiu aos órgãos sociais do clube.

Mas se a democracia existe, também existem “notáveis” que devem adorar ver as suas fotos nos jornais associadas a notícias sobre o Sporting. A instituição é neste caso apenas um meio para o alimento do ego, uma vez que nunca um destes depoimentos ajudou a resolver o que quer que fosse, eles sabem-no, mas mesmo assim a tentação é sempre maior.

A razão invocada é normalmente a que sendo mais “iluminados” do que o “povo”, tem o dever de ajudar a formar a sua opinião. O problema é que quando a equipa ganha só sabem fazer elogios e quando a equipa perde só produzem frases como “estou muito preocupado com…” ou “causa-me apreensão…”. Na maior parte dos casos, esta gentinha só tem direito de antena quando a época corre mal, tempo em que as acusações e rótulos de incompetência são amplamente divulgados por uma imprensa sequiosa de mais achas para as suas fogueiras.

Acho que a acção destes “notáveis”, ela sim, é prejudicial ao clube. São estes que devem ser impedidos de entrar em Alvalade. Eu sei que não teria nenhum impacto já que muitos deles há anos que não compram um bilhete ou lugar de época, mas definitivamente estou um pouco farto destas comadres de vão de escada, que nunca deram nada ao Sporting.

Até breve.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo com o que escreve reforço apenas que me cansam aqueles que estão sempre à espera que corra mal e que desejam isso mais que tudo para enfim terem direito aos seus cinco minutos de fama.

    ResponderEliminar