domingo, 17 de outubro de 2010

A equipa em exame intercalar

Patrício
Subiu uns pontos, mais confiante, pena os ocasionais erros que muitas vezes valem pontos.
Hildebrand
Só um jogo e nada de especifico a salientar.
Tiago
Parecia fadado a não jogar, mas quando participou esteve razoavelmente bem. Deve deixar a baliza entregue aos outros dois competidores.
Pereira
Bom começo de época que valeu a chamada à Selecção, parece menos esclarecido nos últimos jogos.
Abel
Ao contrário da última época, o jogador parece querer dar luta a Pereira com boas exibições e acerto na função. Na lateral direita o Sporting está bem servido.
Cedric
Foi resgatado à equipa júnior mas ainda sem justificar a decisão.
Evaldo
Talvez o melhor reforço da época. Resolveu o problema de lateral-esquerdo. Pareceu mais confuso e ansioso nos últimos jogos. Muita força e concentração tem sido o seu cartão de visita. Não tem rival para o seu lugar.
Grimi
Nada ou quase nada. Quando foi chamado à equipa esteve mal. Foi dinheiro investido que continuará a ser desvalorizado. Devia ser tomado a mesma opção que levou ao empréstimo de Pongolle.
Caneira
Noticias dão como avançado o seu processo de rescisão. Já virá muito tarde.
Polga
O velho Polga parece querer dar sinais de si esta época. Já merecia melhor sorte no onze, talvez nos próximos jogos seja opção.
Torsiglieri
Um mistério este argentino. Nos particulares cometeu erros primários que lhe custaram a inserção no onze. Mas no único jogo que fez esteve muito bem. A rever.
Carriço
O melhor jogador da equipa. Não é surpresa, se houvesse mais fibra no plantel à sua semelhança nunca o Sporting estaria no 10º lugar. O futuro capitão…de caras.
Coelho
Começou muito bem, foi-lhe posto o epíteto de central da moda e desapareceu. Um problema de confiança?
Maniche
O “velhinho” Maniche ainda está para as curvas. É o motor da equipa quando está focado, mas desconcentra-se com as más prestações dos colegas. Quer carregar a equipa, mas com o seu estilo de jogo torna-se um “canhão solto” à procura de problemas. Justifica plenamente a sua aquisição.
André Santos
O miúdo tem talento e toda a gente lhe vaticina um bom futuro, mas ainda não “explodiu” para outros patamares, o suficiente por exemplo, para ganhar o lugar quando Pedro Mendes regressar. É bom jogador e está a aproveitar as oportunidades.
Zapater
Não tem nada do valor de Veloso, mas nota-se que é bom jogador. A adaptação não está a ser fácil e percebe-se agora porque é que o Génova o trocou de forma tão rápida. É um poço de força, mas não tem sabido “sentir” a equipa e ajustar-se ao futebol mais técnico do Sporting. Mal PS, que não rentabiliza este jogador.
Pedro Mendes
Ainda não regressou de lesão. Que falta faz.
Fernandez
Tanto talento e no entanto está difícil de aparecer um treinador que o ponha a jogar onde merece. Muitos equívocos com o chileno, não é um Aimar, não é um Simão, é Matias Fernandes e custa até entender que não é pivot ofensivo nem interior esquerdo. É um falso ponta-de-lança mais à semelhança de João Pinto e Sá Pinto.
Izamilov
Problemas é o seu cartão de visita. Não deve jogar mais com a camisola do Sporting. Quando regressar de lesão será vendido.
Salomão
A falta de jogadores nas alas, abriu-lhe portas inesperadas e o garoto apesar de muito imaturo tem sabido dar nas vistas. Pelo dinheiro que custou foi um achado, com mais jogos pode vir a ser um caso sério.
Vukcevic
Parecia arrancar para uma super-época, mas o resto da equipa não acompanha o seu ritmo. È mais natural que “quebre” o ritmo e a pouca paciência de PS que o retirou ao intervalo no último jogo vai acabar por matar a sua confiança. 
Valdes
O chileno tem bons pés, mas não tem encontrado a melhor forma para conquistar um lugar no onze. Está um pouco ansioso por justificar a sua contratação e isso tem sido muito prejudicial ao seu rendimento. Espera-se mais arte e mais calma desta escolha forte de Costinha.
Tales
Nada a salientar.
Djaló
Outro jogador que prometeu fazer uma época bem diferente. Mas não está render o que sabe. As confusões do treinador também não ajudam. Nunca será ala, nem interior, nem extremo. No contra-ataque é uma opção de valor, mas em 90% dos jogos o Sporting não joga nesse registo o que dificulta a sua escolha para o onze.
Liedson
Começa normalmente mal, mas com os golos vai subindo. Esta época está difícil de engrenar. Espera-se, ou melhor, anseia-se pela sua veia goleadora que tantas partidas resolve ao clube.
Saleiro
Ninguém tem dúvidas que é um bom avançado. Mas falha sistematicamente as poucas oportunidades que tem e será mais uma promessa adiada se não se “preparar” para não falhar as poucas que terá até vir um reforço para o seu lugar,
Postiga
É o jogador que mais tem surpreendido. Do homem dos “postes” tem surgido um avançado mais perigoso e confiante. Nota-se que trabalha mais, corre muito mais, e vai marcando golos o que de repente o tornou na opção mais válida para a frente de ataque.

Resumindo, a equipa está mais apetrechada que na época passada, mas as saídas de Moutinho e Veloso não foram colmatadas, não em termos de posição, mas em valor e diferença. Existem muitos jogadores que ainda não encontraram o seu espaço e o seu ritmo o que é uma área sobretudo técnica. Um treinador mais experiente já tinha colocado Zapater, Valdez, Fernandez e Liedson (os mais valiosos do plantel) a jogar de outra forma, mais soltos e sobretudo mais focados nas suas tarefas especificas. Mas todos parecem querer fazer tudo. Só como exemplo, é difícil às vezes saber quem é o extremo quando Valdes e Evaldo partilham a ala esquerda, ou Pereira e Vukcevic a direita e o pior é que não baralha o adversário metade do que confunde a nossa equipa.
Falta um ponta de lança à séria, um lateral esquerdo como alternativa a Evaldo e um dez que organize e paute o jogo, pelo menos para rivalizar com um pouco imaginativo Fernandez.
Grimi, Caneira, Cedric, Djaló e Izmailov estão a preparar-se seriamente para serem os próximos candidatos a sair do plantel. O mais grave é que Torsiglieiri, Tales e Zapater também e ainda há poucos meses chegaram. Pede-se a Paulo Sérgio que enquanto a teimosia de Costinha e JEB o deixarem permanecer no banco, aproveite melhor a variedade de talento que existe no plantel, nem que seja para que se prove que são erros de casting.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário