quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um fracasso relativo

Ontem sentei-me no sofá para ver aquilo que pensei ser um jogo interessante entre um desesperado Benfica europeu e um tranquilo Lyon. Notou-se muita falta de confiança nos portugueses e muita atrapalhação nos franceses. O Benfica perdeu e se o Lyon não tivesse tirado o pé do acelerador, podia até ter sido goleado.

Mas o que destaco da transmissão que vi foram os comentários. Qualquer um que tenha visto jogo, que não seja adepto do Benfica, deve ter reparado na autêntica sessão de “canal Benfica” patente nas declarações dos narradores da partida. Até ao primeiro golo do Lyon, o Benfica estava a controlar a partida, depois estava a reagir bem. Depois da expulsão ainda era possível fazer uma surpresa ao Lyon e só depois do segundo golo começaram as criticas a JJ pelo risco que estava a assumir. No final do jogo enalteceram o espírito combativo da equipa, com elogios rasgados a Coentrão e a Roberto. Conseguiram até ver a classe de Martins, Aimar, o atrevimento de Kardec e Saviola, a combatividade de Maxi e David Luiz.

No final do jogo, a julgar pelos comentadores, não foi o Lyon que desarmou o ataque à baliza de Roberto, foi o Benfica que equilibrou o jogo. Não houve referências ao porquê da saída dos 3 melhores jogadores do Lyon, à pancadaria que os médios portugueses se fartaram de dar durante toda a partida, à incapacidade do Benfica de criar uma oportunidade para marcar, enquanto o Lyon teve 6 ou 7…enfim, fico com a ideia clara de uma ligeireza na critica e uma super valorização do que o clube encarnado tentou fazer.

Pergunto-me onde está este género de comentário, quando joga o Sporting. Quando os comentadores passam os 90 minutos a desfilar um rol de estatísticas negativas da equipa, “não marca…”, “não ganha…”, “não consegue…”. Quando se utiliza 300 vezes palavras como ineficácia, inoperância, confusão, nervosismo, etc. Não quero com isto dizer que existe distorção dos factos, mas não há simpatia nenhuma e isso é tudo o que houve no comentário do Lyon-Benfica.

Isenção? Jornalismo? Verdade? Esqueçam lá isso, a SportTV assim como a SIC e a RTP, têm alinhado pela teoria do caos leonino e por oposição numa teoria da relatividade quanto ao insucesso do Benfica. Dá tanto jeito…

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário