segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Leão sem dentes


Este é provavelmente o meu 497º post sobre o problema ponta-de-lança na equipa do Sporting. Foi frustrante a época passada e continua este ano a pouca produtividade dos nossos avançados. Na reabertura do mercado no ano passado investimos loucamente num Pongolle feito ao banco do Atlético de Madrid que nunca trouxe a fartura de golos que 6.7 milhões de euros podiam supor.

Nesta pré-época, apesar dos constantes alertas, Costinha não consegui alienar nenhum dos avançados existentes. Nem Djaló, nem Postiga, nem Pongolle interessaram suficientemente a outros clubes, e Pongolle sai com a certeza de que seria mais um ano para esquecer. Saleiro é uma espécie de “projecto” de grande ponta-de-lança que tarda em concretizar.

Em jeito de balanço, existem 2 avançados realmente capazes de ser o homem-golo que o Sporting precisa e mesmo estes (Liedson e Postiga) estão longe de dar descanso às noites de Paulo Sérgio. Liedson mostra uma quebra de eficiência (não de desempenho e trabalho) natural da fase da carreira que atravessa e Postiga emerge só agora de uma letargia anímica que durou 3 anos!!! Pior só mesmo o facto de não sabermos como evoluirão estes dois casos.

Uma coisa é segura, é preciso um bom avançado para dar golos a uma boa equipa. De nada serve ter um grande guarda-redes, grandes defesas e médios e depois ter avançados razoáveis. Simplesmente não funciona. A miopia que atacou os analistas internos do futebol do Sporting, capaz de dispensar a vinda de um avançado para esta época, deverá ser debelada o quanto antes, de modo a atacar o mercado de Janeiro com mais certezas do que dúvidas.

Que se empreste o Saleiro a um clube Belga ou Suíço, que se venda o Djaló por uns 5 ou 6 milhões a quem o quiser, o que gostava era de ver alguém para dar mais banco a Liedson e concorrência a Postiga. Era mais do que bom que remetesse estes dois para o banco, mas já não peço tanto, fico-me pela concorrência. A desculpa da falta de dinheiro terá de acabar um dia e quando se trabalha num dossier atempadamente, encontra-se de certeza algum avançado, num planeta inteiro, que queira vir para o Sporting. Já agora resolvam o caso do Caneira, não há paciência para estes “outcasts” desportivos. O salário deste podia muito bem pagar a jorna a um internacional do leste europeu.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário