quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Calma...só estamos em 10º lugar...(?)

Assisto às últimas notícias e declarações com uma indiferença total. Se Bettencourt foi dar alento à equipa no final do jogo com o Beira Mar, se Paulo Sérgio acha que vai ser bom ter um interregno para recuperar a equipa e se André Santos acha que todos os maus resultados se explicam com uma enorme falta de sorte…pois bem, isso para mim é pouco ou nada.

Izmailov continua uma cruzada para conseguir ir-se embora e não tenho dúvidas que ganhará este braço de ferro com os responsáveis do clube, a táctica de Moutinho levada ao extremo dá nisto. Ao menos o ex-capitão nunca deu entrevistas como a que deu agora o russo, jogando na lama e no ridículo a acção (algo polémica, mas defensável) de Costinha.

Enfim tudo está mal e assisto com perplexidade a um serenar dos ânimos com promessas de melhoria e outras poeiras que vêm tarde para o momento em que se encontra a consideração e confiança dos adeptos pela sua equipa. Acho que por este caminho, a calma e o deixar passar o tempo, só vamos garantir um total afundamento na tabela classificativa, um total abandono de espectadores de Alvalade, um total apoio a oposições internas que acusam esta direcção de inactividade.

Tarda Bettencourt em entender a gravidade do momento que se vive, se lesse apenas um das muitas dezenas de blogs, que quer se queira quer não, são bastante representativos, para perceber que o Sporting está neste momento num possível ponto de ruptura. São precisas medidas imediatas, incisivas e de grande impacto. A equipa de futebol está muito próxima de perder completamente os seus seguidores, muito próxima de ser ridicularizada num futuro encontro com uma equipa mais forte, muito próxima de deixar se ser equipa.

Aveiro expôs a dificuldade que onze jogadores têm em fazer coisas juntos, coordenados, algo que se verificou nos últimos jogos da era Paulo Bento, prova de um nervosismo de fim de linha, de uma urgência terrível de conseguir bons resultados. Se alguém reparou no jogo de Maniche, saltou à vista uma impaciência total, ele que é só o mais experiente da equipa. Quando se chega a este nível, o fim para o treinador está muito próximo, e na próxima jornada com o Rio Ave em casa, podemos assistir ao fim de um grande erro chamado Paulo Sérgio. Se perder ou empatar, será quase uma “justa causa” em cima da mesa, se ganhar, lamento dizer só estará a adiar o inadiável, ou seja, a iludir-nos mais uma semana.

Tinha alguma esperança que o Sporting entendesse, que fosse quem fosse que dirigisse a equipa, podia até ser o Mourinho, com os resultados conseguidos e sobretudo com as exibições (as pessoas confundem muito corrida e remates com jogar bem à bola) um treinador num clube como o Sporting tem de se demitir ou ser demitido. Não o fazer dá sinais claros de complacência com o fracasso, sinais claros que os responsáveis ficarão satisfeitos em não descer de divisão, o que com o orçamento do Sporting é impressionantemente ofensivo.

Despedir faz parte e não é um botão de nenhuma bomba atómica. A estabilidade não pode ser conseguida à custa da hipoteca prematura de uma época inteira de mau futebol, derrotas e humilhações. Para ilustrar o que digo, deixo umas perguntas: quantos dos novos sócios angariados nos últimos anos deixarão esta época de pagar as cotas, quantos novos sócios entraram para o clube nos últimos meses, quantos espectadores, sem gamebox adquirida compraram bilhete nas últimas 3 ou 4 partidas em Alvalade, qual foi a percentagem de quebra de vendas de mercahandising no último mês?

Até breve.

1 comentário:

  1. jeb, sai por favor. Leva o costinha e o pobre do p.seginho. pior que mau nenhum de vocês (direcção) perceber que estamos na trampa. a conversa é vamos dar a volta mas não ganhamos para o campeonato há 4 jornadas e estamos a mais de meio da tabela e ainda sou gozado no meu trabalho, vai-te embora por favor.

    ResponderEliminar