sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma equipa bipolar?

Quem viu o jogo da Taça com o Estoril e o último frente ao Gent, vai certamente pensar que o Sporting tem dupla personalidade. Por vezes existem circunstâncias de um jogo que o tornam imprevisível, a tal magia do futebol, em que tudo pode acontecer. O Sporting esta época está a levar estes sortilégios a um extremo, sendo capaz de mudar totalmente de 4 em 4 dias. Ora eficiente e motivado, ora ansioso e errático.

A imprensa que li identifica a fraqueza do adversário como a justificação para a boa exibição dos leões, para mim será difícil que o Gent seja mais fraco que o Estoril, ou que o Levski seja mais fraco que o Beira Mar. O problema, quanto a mim, não está na qualidade do adversário, mas sim na qualidade efectiva posta em campo do Sporting. E a grande diferença? Os golos.

Tenho reparado que o Sporting esta época, quando marca primeiro e cedo, normalmente arranca para boas exibições. Quando não consegue marcar e ainda sofre, não há calma nem força mental para dar a volta ao jogo. É um problema mental, talvez um excesso de ansiedade da equipa em aproximar-se de um objectivo que lhes é exigido sem entender se estes 26 jogadores têm condições para garantir. Sobretudo com um técnico a fazer uma espécie de “estagiário remunerado” como Paulo Sérgio, que está a tactear a melhor forma de gerir uma equipa com os patamares de exigência dos leões.

Fica a ideia depois destas goleadas que o potencial da equipa é bem maior do que os jogos do campeonato sugerem e era bom que as boas exibições de Liedson, Postiga, Salomão e Maniche e outros chegassem também para o plano interno. Dar sequência a bons resultados é a melhor forma de consolidar um clube em estado de choque como é o Sporting.

15.000 adeptos estiveram nas bancadas de Alvalade, isto preocupa-me. A nossa média de espectadores aproxima-se a passos bem largos de marcas normalmente atingidas por clubes do género do Guimarães e do Braga. É muito pouco para quem ainda há dois anos registava muito mais do que o dobro. A falta de hábito de ir ver os jogos está a deixar de ser pontual e a transformar-se como o mais natural. Penso que é tempo de inverter esta tendência, com melhores políticas de preços, acções especiais e sobretudo muitas vitórias. O perigo de perder ligação com os adeptos é real.

Sempre achei descabida a associação com o caminho que o Belenenses percorreu e ainda percorre. Começo a entender como se pode chegar lá, como o Sporting pode perder influência, base de apoio, verbas, público. Isto merece muita reflexão e medidas concretas. 

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário