sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A "ameaça" Minhota














Leio na blogosfera alguma inquietação leonina pela boa prestação que a equipa do Braga confirma manter esta época. Sinceramente acho precipitada e até um pouco pacóvia. Existem três grandes razões para que os sportinguistas não temam o Braga mais do que Benfica e Porto.

1/ A competitividade

O campeonato português precisa urgentemente de “novos” candidatos, o mercado é pequeno e apenas 3 clubes com aspirações a ganhar um troféu é pouco para gerar receitas e audiências. Como são negociadas as verbas da TV, geridas as bilheteiras e comercializadas as marcas é outra grande estória que não cabe neste raciocínio. O que é certo é que mais um candidato a Norte é importante, desde o Boavista que o fosso entre os grandes estava a aumentar.

2/ A efectividade

O Braga beneficia de óptimas escolhas a 2 níveis: treinadores e jogadores. O ex-director desportivo, aliás também ex-leão construiu com um presidente ambicioso, equipas sucessivamente bem treinadas e bem compostas por talento. O desperdício dos 3 grandes alimentou os plantéis do Braga numa espécie de grande máquina de reciclagem e aproveitamento de bons jogadores que despontam noutros clubes portugueses. No Braga não há procura por grandes nomes e isso é uma grande vantagem. Resta saber se nesta e noutras épocas a escolha de treinadores e jogadores se vai manter. Domingos a continuar assim sairá de certeza na próxima época e a boas prestações seguem-se muitas vendas. Este ano a coisa segue para Bingo, a ver vamos no futuro.

3/ A surpresa

O efeito surpresa da última época no campeonato está esgotado. Depois de eliminar o Sevilha também na Europa ninguém vai assumir que é fácil derrotar os arsenalistas. Isto muda muita coisa e no jogo com o Setúbal na última jornada isso foi evidente. As cautelas dos adversários serão muito diferentes e até a motivação para vencer maior. Não é fácil ser “grande” e Domingos terá de ter muito mais imaginação para “abrir” determinados jogos.

Estas são as razões principais da minha relativa calma em relação ao potencial do Braga. Não vejo uma ameaça, vejo muitas lições para serem aprendidas, especialmente no que pode ser uma boa estratégia desportiva em território nacional. Os minhotos estão a usar um espaço que lhe foi dado pela complacência do Porto, a fanfarronice do Benfica e a passividade do Sporting. Este ano, não se irá repetir nenhuma destas.

Parabéns aos adeptos, aos jogadores e técnico do Braga que terão mais um fã na Champions. Na liga é outra conversa e espero sinceramente que percam todos os jogos frente ao Sporting.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário