domingo, 22 de agosto de 2010

Dicas da semana

Desde a derrota de Quinta-Feira, a imprensa tem usado e abusado de “acenos de termómetro” onde os adeptos desde colunáveis até aos “anónimos populares” se queixam da má prestação da direcção de JEB exibida neste começo de época. Acho que estão a dar voz à sua própria opinião.

O que eu sinto é diferente. Acho que os adeptos leoninos estão socialmente atravessados de uma onda de desmotivação que não visa ninguém em particular. É inútil exercer o exercício da culpa, normalmente serve apenas para despedir mais um treinador e neste caso é óbvio que será difícil Mourinho fazer mais do Paulo Sérgio com este plantel.

Todos os sportinguistas estavam esperançados num começo com vitórias, um arranque que gerasse uma dinâmica em torno da equipa que “disfarçasse” carências bem conhecidas desta “nova” equipa. Mas não aconteceu. Culpa? Todos. O presidente escolheu o treinador e o director desportivo, o director desportivo vendeu e comprou quem quis e pode e o treinador não aceitou o cargo e nunca fez baixar as expectativas que outros menos competentes tinham traçado.

E agora? Não há equipa, não individualidades, não há reforços a chegar, não há pedra sobre pedra. O zero está a pender rapidamente para negativos. O que fazer? Escuta-me agora Costinha, “…i will say this only once…”

1-Não entrar em pânico (não despedir ninguém) e usar a imprensa para mandar mensagens de “profunda vergonha” ou “furioso” e não de “convicção em recuperação imediata” e “vamos dar tempo”.
2-Olhar de facto para o rendimento da equipa e não dar prazos irrazoáveis para que certos jogadores assumam lugares (N.Coelho, A.Santos, Maniche, Liedson, Postiga).
3-Aconselhar vivamente P.Sérgio a por a jogar Torsigleiri, Zapater e Salomão e enquanto é possível contratar um avançado de grande valor.

São apenas 3 medidas, mas serão tão mais importantes quanto a rapidez com que forem implementadas. Não serão a cura milagrosa, mas uma acção paliativa de recurso, algo coerente que “diga” à massa associativa que os responsáveis estão agir em conformidade como o seu estatuto e função.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário