segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O segredo do Insucesso

Uns chamam-lhe de azar, outros falta de eficácia, eu tendo a apelidar o problema do Sporting como uma grande ausência de "detalhes". Não gostaria, pelo menos antes da eliminatória frente ao Brondby e até à conclusão da 4ª jornada, de me precipitar acusando PS de todos os males que enferma a equipa. Ao invés, olho para o passado recente e não consigo deixar de ver todas as razões para que jogos como o de Paços de Ferreira possam acontecer.

A pré-época trouxe coisas novas à equipa, mais pressão sobre o portador de bola do adversário, os alas mais incisivos e colados às faixas (fruto da disposição em 4-4-2), um bloco defensivo mais subido, mas também trouxe novos problemas. O maior de todos é a tendência que os nossos oponentes têm de colocar bolas nas linhas para extremos que não sofrem marcação directa pelos laterais. Infelizmente resultou para o Paços que mostrou ter a lição bem estudada.

A defesa que o Sporting apresenta para esta época está alicerçada em dois laterais que sendo rápidos têm muitas dificuldades com bolas metidas no espaço, a sua tendência natural em querer atacar (e isso é bom) fá-los hesitar entre subir com a equipa e resguardar as suas costas. Por exemplo Grimi não tem esse problema, pura e simplesmente não sobe o que ainda é pior. Tudo seria resolvido com uma boa compensação dos centrais e de um médio defensivo que quando o lateral sobe, imediatamente ocupam a lateral (no caso do extremo se posicionar para o contra-ataque) fechando o central o fundo da linha e o médio a zona de arranque do passe. Isto é ensinado na formação há anos e anos.

Outro dos equivocos da equipa é a forma de como sobe o bloco defensivo. Mais uma vez ressalvo que é uma opção muito válida, mas também que não sendo perfeitamente executada faz perder jogos. Todos reparámos a facilidade com os jogadores do Paços colocavam bolas entre linhas, ou seja, entre a linha de médios e a linha da defesa. Isso só é possível quando o avançado do Paços avança sem marcação para o passe no espaço vazio. Ao subir as linhas a zona deixa de ser tão eficaz, não há tanto tempo de reacção caso um jogador da equipa contrária execute uma movimentação inesperada, por isso os centrais e os médios mais defensivo devem "procurar" estar próximos tanto de quem passa com de quem recebe, se isto não é feito, mais tarde ou mais cedo vão aparecer avançados com a bola dominada em frente à área e com os centrais de costas para os mesmos, o que aconteceu por exemplo vezes demais na Mata Real.

Outra opção de defender com o bloco subido é geometricamente tornar complicada a vida a quem tenta executar passes em profundidade. Ao colocar os médios defensivos mais juntos no centro e estando os extremos na zona média das laterais, resta o espaço entre estes dois e se os centrais se colocarem a defender nesse eixo será muito complicado um avançado receber uma bola no espaço vazio, pode tentar o passe directo, mas isso será para Xavi´s, Iniesta´s, Guti´s ou Sneider´s e não para a maioria dos médios das equipas portuguesas.

Na minha opinião estes foram os dois grandes problemas defensivos que o Sporting exibiu nos últimos jogos, houve problemas ofensivos que falarei mais tarde mas, são problemas que uma equipa técnica competente resolverá. Acredito que aqueles que hoje ocupam o lugar tenham capacidade para isso. Se não tiverem...ai cá estaremos para "pedir" algo mais.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário