terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Silêncio

É muito curiosa esta fase da pré-época. Não estamos em fase de competição (a equipa dinamarquesa não é um Twente e muito menos uma Fiorentina) mas também já não estamos em tempos de treino de adaptação e preparação física. Esta janela que durará até ao jogo de Paços de Ferreira é um período estranho ao futebol leonino, tanta calma chega até a parecer “negativa”.

Esta sensação é sobretudo provocada, pelo menos em mim, pela confirmação das saídas de Moutinho, Veloso e agora Djaló e a não chegada de contratações. Zapater é uma “moeda de troca” e na minha opinião, por melhor que seja o negócio, não é uma aquisição directa.

Não tenho dúvidas que Costinha anda por aí à procura dos melhores reforços para o plantel respondendo aos pedidos suaves do treinador PS e aos anseios menos suaves dos adeptos. Se na época passada se disse que os Sportinguistas entraram em pânico com os reforços do Benfica, este ano parece que já estamos habituados e nem as goleadas sucessivas do nosso arqui-rival provocam qualquer estado de espírito.

Penso que é visível a preocupação que os adeptos verde e brancos neste ano se prende exclusivamente com a nossa equipa e a necessidade de ver melhorias, leia-se reforços, em qualidade e quantidade. Não é para menos, além de uma razia de empréstimos oportunos e dispensas de excedentários evidentes. Valdez, Maniche e Torsiglieri souberam a pouco, não no talento, mas no número.

Se a saída de Moutinho pode estar debelada com a entrada de Zapater, a saída de Veloso já estaria segura pela presença de Maniche e se é um facto que Mendes parece ter lugar assegurado, também é verdade que tendo este uma qualquer lesão (como acontece neste momento) resta apenas a solução AS o que é pouco para atacar títulos.

Agora que se vai vender Djaló (não creio que seja englobado nenhum jogador do Tottenham como moeda de troca) vão faltar ainda mais posições para reforçar, nomeadamente uma das alas, já que PS dificilmente iria colocar Djaló ao lado de Liedson. Se é certo e sabido que o Sporting procura um guarda-redes, um extremo e um avançado, não é menos verdadeiro que Mendes, A.Santos, Maniche e Zapater no meio campo podem ser pouco para uma época inteira, que costuma trazer lesões, castigos, baixas de forma, etc.

Por isso enquanto não surgem novidades, vamos vivendo este silêncio expectante, sabendo que o plantel não está fechado, mas desconhecendo o que o futuro nos reserva. Tudo isto se agrava quando ninguém sabe até se o Sporting usará estes encaixes financeiros para garantir algum reforço. Para já a coisa parece calma, demasiado calma para o gosto de muitos dos que irão sentar nas bancadas de Alvalade.

Aguardemos.
Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário