terça-feira, 17 de agosto de 2010

Contagem decrescente














Se Moutinho valeu 10, Veloso 7, Izmailov vale 5? É uma aritmética coerente, não lucrativa. Se olharmos à prestação do Russo na última época é um valor excelente, mas penso que a pergunta fundamental será: quem vamos buscar com 5 milhões nesta altura (com os plantéis das boas equipas fechados) que equivalha ao potencial do “czar”?

Quem deixa as contratações para os últimos dias do mercado tem este contra-tempo, as duras negociações com o clube vendedor. Existem dois casos distintos:

1-O jogador não é uma prioridade do plantel ou está à “venda”
2-O jogador entra nas contas do treinador

No primeiro caso a dúvida coloca-se sobre a qualidade e vontade do jogador em participar numa transferência. Tomando o Sporting como exemplo, um clube que queira contratar P.Silva, Caneira ou Purovic terá nos seus quadros atletas desmotivados, sem rotinas, fora de forma e com muito pouca disponibilidade de quebrar o braço de ferro que têm com o clube.

No segundo, o clube que contrata terá de despender uma verba superior ao valor do jogador e como à venda terá de corresponder uma outra compra, o processo pode ser arrastado até o clube vendedor ter uma alternativa.

Em qualquer dos casos existem duas nuances que interferem na negociação, a crise económica, que transforma qualquer clube de futebol em vendedor de activos e a estagnação do mercado de transferências que dificulta o encontro de alternativas para o caso de uma venda. Qualquer clube venderá 1 ou 2 jogadores, mas não facilitará na venda de 4 ou 5. Vejamos o caso do Benfica: saiu DiMaria com relativa facilidade, saiu Ramirez já com algumas reticências, mas David Luiz já só sairá com uma proposta “louca”.

No caso de Izma, confesso que estranho a proposta de 5 milhões por um jogador com um passado clínico recente muito desfavorável, não sei até como será avaliada a condição física do russo no fecho do contrato, mas mais uma vez penso que estaremos a falar de um contacto exploratório e não um interesse efectivo por parte do Everton.
Mesmo assim, cabe a Costinha entender o que pode neste momento fazer com a verba da venda Izmailov, se valerá a pena perder um activo que embora letigioso parece poder dar à equipa um valor difícil de encontrar no mercado por 5 milhões.

Daniel Larsson do Malmo e Alan do Braga, são excelentes jogadores, mas são alas avançados e não alas que sabem vir atrás e fechar o flanco. Nesta vertente são demasiado parecidos com Vukcevic e o que se procura é variedade de alternativas e não jogadores semelhantes.

Existe a hipótese de Matsui do Grenoble, mas desconheço o jogador, vi apenas um jogo do Japão e confesso que na altura não se deve ter destacado do colectivo para que me despertasse qualquer tipo de “atenção”. Penso que tudo dependerá mesmo da efectividade da oferta e sobre isso já estamos falados.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário