quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Maçã muito podre












Em tempos saiu do clube à revelia, para uma promessa italiana de sucesso. Deu-se mal e voltou para o Benfica onde fez uma boa época a lateral esquerdo. Em Valência nunca se impôs e após um grave incidente familiar volta ao Sporting. Mais uma vez revelou-se pouco competitivo e a promessa de uma maturidade futebolística nunca se confirmou. Podia ter sido o patrão da defesa do Sporting, mas tal como um seu contemporâneo de nome Quiroga, nunca passou de promessa. Talento tem, força mental e capacidade para lutar por um lugar...não. Marco Caneira é um "peso morto" no plantel do Sporting e realmente a única solução para a sua carreira é a saída o quanto antes para outro clube.

Problema1: o alto salário que aufere há muito que deixou de ser correspondente com o valor que pode dar a uma equipa e parece evidente que o jogador e empresário apostam numa "reforma dourada" mesmo que isso implique não jogar nos próximos 2 anos.

O Sporting já deve ter tentado tudo e mais um par de botas para dispensar os serviços do atleta, mas de facto o mesmo não parece inclinado para colaborar. Quer o salário e pronto. Eticamente a questão é complicada para os dois lados. O Sporting como entidade empregadora deve cumprir o contrato e dar todas as condições para a realização do mesmo. Caneira deve treinar e jogar conforme as ordens do técnico.

Problema2: PS juntamente com a direcção, não contam com o jogador e o valor do seu salário daria para pagar um bom reforço.

Se o jogador não quer ser vendido, emprestado, não quer rescindir nem apresentar justa causa, cabe ao Sporting manter a linha "dura" que tem vindo a seguir ou integrar o jogador na equipa. A primeira solução parece não estar a dar frutos e a segunda parece muito distante.

Problema3: O plantel do Sporting está a ficar vasto e com muitos jogadores que não vão fazer parte das escolhas do treinador, pior, não estão a aparecer interessados nos mesmos jogadores. Parecia que o Tenerife iria levar P.Silva, mas ficámos pelas aparências.

De um ponto de vista laboral não acho correcto isolar um jogador e retirar-lhe a possibilidade de jogar, do ponto de vista desportivo e pensando na instituição, Caneira não está a trabalhar para o clube, está a condicionar o seu próprio espaço pensando unicamente nele próprio. É um impasse e experiência anteriores dizem-nos que estes processos nunca acabam bem.

Esperemos por um milagre, ou vários, que levem o jogador para outras paragens sem que haja necessidade de andar a "lavar roupa suja" na imprensa. As relações com o empresário são péssimas e neste imbróglio pode cair também a relação já por si miserável de Izmailov com o Sporting. No final deste mês veremos se Caneira quer jogar ou andar 2 anos a equipar-se no balneário dos árbitros.

Até breve

1 comentário:

  1. Mandem-no para a Tripalândia, só mudava de pocilga o 'leitão' dos Negrais.

    ResponderEliminar