domingo, 15 de agosto de 2010

Poeira para os olhos

"...O Sporting não venceu, mas este é o primeiro jogo do campeonato e ainda há muito para trabalhar e corrigir. Na próxima jornada os «leões» recebem o Marítimo, em Alvalade. Importante será encher as bancadas de Alvalade, para apoiar a equipa na conquista dos três pontos."

Nélida Gomes, in www.sporting.pt

Que eu saiba dos vários artigos de merchandising que o clube vende, não faz parte poeira para os olhos dos adeptos. O excerto de cima é apenas uma parte da crónica de jogo contra o Paços de Ferreira. Como adepto leonino envergonha-me termos este tipo de linha editorial no nosso site. Falta à verdade, é insultuoso para a dignidade de quem viu o jogo e entende alguma coisa de futebol, só pior o toque de demagogia no final.

1- "O Sporting não venceu, mas este é o 1º jogo..." O quê? O primeiro jogo não conta tanto como todos os outros? Não é importante ganhar todos os 3 pontos em disputa?

2- Será que o Porto e o Braga já não terão "...muito para trabalhar.." uma vez que ganharam?

3-
"Importante será encher as bancadas de Alvalade, para apoiar a equipa na conquista dos três pontos." Ok, então a derrota não interessa, o que interessa é ter o estádio cheio, a senhora Nélida Gomes entende alguma coisa de futebol ou o que significa ser adepto?

Façam aos Sportinguistas um favor. Não nos tentem fazer lavagens cerebrais, de o clube joga mal, digam-no. Se joga pessimamente, escrevam-no e se como ontem à noite perde por falta de capacidade e talento, assumam-no. A verdade está acima de tudo e não serve de nada esconder a cabeça na areia e fingir que tudo está bem.
Ninguém vai pedir a cabeça de um treinador que não tem jogadores para dominar partidas, ganhar com 5 golos de vantagem ou não deixar o oponente passar do meio campo.

Se não somos bons, mantemos a honra e avançamos, damos o máximo. Se o máximo não dá para ganhar ao Paços, paciência, damos os parabéns ao adversário e trabalhamos ainda mais. O trabalho, o esforço e o empenho é a única coisa que exigimos.
Se não há talento, ao menos que os jogadores comam a relva e corram o dobro dos adversários. Sinceramente não vi essa dedicação na Mata Real e isso é que deve preocupar o treinador. Não tem uma equipa com arte, não tem uma equipa com força e muito menos um onze mais trabalhador que disfarce as duas primeiras. Com o tipo de comunicação a tentar "cobrir" estas verdades o clube só estará a levar os adeptos para um local mais distante onde dificilmente poderá receber apoio.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário