terça-feira, 31 de agosto de 2010

Naval 1 – Sporting 3

O mínimo que se pode dizer sobre este jogo é que foi um bom resultado para o Sporting. A equipa mostrou mais confiança e foi notória uma evolução muito grande desde o último jogo para a Liga com o Marítimo. Continua algo perdulária frente ao golo, mas quando se marca 3 golos fora, não há razão para grandes queixas. Existem jogadores a subir claramente de forma e a assimilar melhor as transições. Sendo assim os esquemas tácticos desenrolam-se com mais fluidez, obrigando o adversário a ajustar-se e com isso a jogar em função das movimentações leoninas.

Paulo Sérgio pôs os melhores em campo e não olhou a nomes. Resultou. Liedson contou com uma retaguarda com Djaló e Valdez  mais descaídos nas alas, Matias Fernandez a deambular pelo centro onde André Santos e Maniche faziam o apoio defensivo. Este 4-2-3-1 funcionou bem com a equipa a dominar toda a partida, mandona como PS gosta e com uma posse de bola orientada para as combinações em frente à área. Com defesas e médios capazes de jogar com homens nas costas a táctica podia não ter resultado, mas a Naval não tem esse perfil de médios defensivos e sobrou demasiado para os centrais da Figueira.

Não sei se a táctica foi desenhada especificamente para jogos fora com equipas que defendem a maior parte do tempo, mas o que é certo é que a Naval revelou pouca capacidade para disputar o meio-campo e limitou-se a esperar pelo Sporting lá atrás com vista a contra-ataques que nunca saíram. Não resultou, uma vez que os 5 médios que o Sporting teve em campo jogaram um futebol curto e apoiado. Bom para Paulo Sérgio, a equipa estava mais preparada e ascendeu naturalmente no marcador.

Patrício
Não fez nenhuma grande defesa. Esteve atento.


Abel
Bom jogo. Revela uma boa capacidade para sair do banco e fazer bons jogos.

Evaldo
Mais incerto no desenho das jogadas, mas mesmo assim boa partida do lateral.

Coelho
Não teve muito trabalho, algumas hesitações fruto de alguma descontracção no final da partida. Seguro.

Carriço
Capitão a sério, mandou na defesa e num corte decisivo tirou o golo ao avançado da Naval.

Santos
Constante e seguro. Tentou estar mais calmo e os jogos estão a “formá-lo”, nem sempre combina bem com Maniche, mas está a progredir imenso.

Maniche
Foi um mouro de trabalho. Impôs a sua lei a defender e está a preferir apoiar menos o ataque em prol do colectivo que precisa de alguém que proteja a retaguarda.

Fernandez
Talvez o jogo mais conseguido desde que está no Sporting. Construiu muito jogo, fez bons passes e ainda conseguiu aproximar-se da área para rematar. Com o tempo vai ganhar mais confiança e mostrar todo o enorme talento que tem.


Valdez
A subir de rendimento, o chileno quer confirmar a sua capacidade de ganhar o lugar a Vukcevic. Tem muita experiência no toque de bola, mas tende muito para o centro. Combinou bem com Fernandez.

Djaló
Foi um perigo à solta para a Naval e com Liedson manteve a defesa e meio campo da Naval sempre de sobreaviso. Está muito confiante e isso nota-se em cada lance. A continuar a marcar golos será sempre o companheiro no ataque de Liedson.

Liedson
Bom jogo. Está de volta o levezinho que andou desaparecido até ao jogo da Dinamarca. Marcou uma vez e até podia ter feito mais, mas com um penalty e um golo não se deve deixar de dar os parabéns ao baiano.


Zapater, Saleiro e Pereira
Entraram já sem “jogo” e à excepção de Pereira que ainda teve tempo de rasgar a defesa da naval duas ou três vezes, nada a assinalar.


Foi assim e foi bom. Uma vitória daquelas que confirmam o bom momento da equipa. Esperemos que com mais 2 semanas de trabalho sem jogos de clubes, alguns jogadores estabilizem.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário