segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A mão que lava a mão de Pinto da Costa

Desde a convocatória final para o Mundial que existia uma estranheza dos adeptos do Sporting quanto à não convocatória do seu capitão Moutinho. O porquê está agora bem esclarecido. Com a primeira convocatória, pós África do Sul, descobrimos afinal quem é amigo de quem e o que se prova é um total desrespeito do Seleccionador e da FPF para com o Sporting.

A gratidão da maior instituição do futebol português (FPF) para com o maior clube formador do país é zero, pior, roça o gozo e a leviandade para com os interesses do clube. Os defensores da não existência de um compadrio absoluto entre Pinto da Costa e Queiroz dirão que o abandono de Deco e Simão Sabrosa abrem portas a Moutinho. Eu diria a estes "inocentes" que o substituto natural de Deco, sendo que nunca Dani seria consistente na função de pivot ofensivo, seria sempre Moutinho.

Já antes do Mundial Deco dava sinais evidentes de estar de saída da alta roda do futebol e assim sendo era mais do que natural convocar Moutinho. O ex-capitão do Sporting tinha sido até então convocado para todas as partidas do apuramento. O que teria colocado Moutinho fora da convocatória? Ninguém soube a resposta e a desculpa de Queiroz foi pouco mais do que um desviar de atenções para a polivalência das soluções que teria noutros jogadores. Existe alguém mais polivalente no meio-campo do que Veloso e Moutinho? Não. Os jornalistas sabem-no, os adeptos e os analistas também.

Moutinho fica fora do Mundial numa manobra de desvalorização do jogador que só não será verdade se acharmos que Queiroz é tão incompetente tecnicamente que tenha preferido não levar o substituto de um Deco carregado de lesões, poucas partidas e praticamente nenhuma boa exibição durante a época. Em vez disso preferiu arriscar em Danny que não tem prática no lugar. Numa segunda oportunidade, com a lesão de Nani, agrava a escolha e chama Ruben Amorim, que não foi mais do que um piscar de olho ao Benfica e mais uma prova de que era imprescindível "descartar" Moutinho.

Hoje Moutinho é o maior e provavelmente entrará até no onze titular. Em conjunto com Veloso tem dois argumentos para fazerem parte da nova geração do absurdo Queirós: não são do Sporting.

Pois bem. Espero que os dirigentes leoninos reflictam bem nos "amigos" que têm na Selecção e tomem as medidas necessárias com vista a proteger os interesses do clube e dos jogadores que possui nos seus plantéis. Convém relembrar aos mais esquecidos que o Sporting é o clube que mais contribui com jogadores para todas as camadas das selecções e esse facto deve obrigar a um respeito mais visível.

Ninguém pode culpar Pinto da Costa por defender os seus interesses, mas Queiroz fica muito mal neste retrato e como adepto da Selecção desejo que se vá embora o mais depressa possível. Ou isso ou admita publicamente que foi um erro tremendo não convocar Moutinho para o Mundial. Ficarei também à espera de alguma reacção oficial do Sporting sobre este tema.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário