terça-feira, 10 de agosto de 2010

Los Tres

Antes que comece o campeonato e já depois da Supertaça podemos olhar para os candidatos crónicos ao titulo e aferir das mudanças nos plantéis. Em regra geral os 3 grandes melhoraram as suas soluções, uns mais em quantidade, outros em qualidade. Parece concreta a ideia de que nenhum dos 3 tem o plantel fechado. No Sporting o lugar de guarda-redes, extremo direito e avançado ainda pode ser reforçado. No Porto pode ainda chegar alguém para a posição de central. Já o Benfica procura um médio que substitua Ramires e um extremo que compense realmente a saída de DiMaria.

Sporting
Moutinho e Veloso terão como substitutos naturais Zapater e Maniche. É incerto o rendimento do espanhol, parece que pode ser uma grande referência, mas carece de confirmação. Para já Maniche surge como um bom substituto de Veloso, até porventura mais dinâmico e combativo, o que numa táctica de 4-4-2 pode ser decisivo. Tonel e Caneira darão o seu lugar a Torsiglieri e Coelho o que além de dar centímetros, dá juventude. Perde-se o espírito guerreiro de Tonel, mas o argentino parece ter o mesmo perfil do português, oxalá se verifique. Adrien e Pereirinha foram emprestados e para o seu lugar chegaram Valdez e André Santos, ganha a equipa e muito em experiência e ambição. O abandono esperado de P.Silva e André Marques foram compensados por Cedric Soares (Abel também pode estar de saída) e Evaldo, sendo esta última troca a mais vantajosa do plantel. O luso-brasileiro que chegou do Braga tem até surpreendido os adeptos com a qualidade e esforço das suas exibições. Em suma parece melhor esta equipa, mais experiência e imaginação e mais rendimento, Vukcevic, Izmailov, Stojkovic e Polga sendo recuperada a sua “disponibilidade” para jogar vêem somar muito talento ao clube. Salomão é um “poker” que por agora vai espreitando oportunidades. Ronaldo também começou assim.

Benfica
As transferências de DiMaria e Ramires, sem contar com a provável venda de David Luiz ao Real Madrid ou ao City, são saídas difíceis de colmatar. Gaitan e Jara não são extremos e Fernandinho do S.Paulo pode vir a resolver não um, mas dois erros de casting. Tantos milhões de euros depois, parece que o clube da Luz investiu em bons jogadores, mas não para os lugares em que perdeu activos. A compra de Roberto ainda não se justificou (aliás aproveito para corrigir aqueles que dizem que o espanhol era o titular da baliza do Atlético até se ter lesionado – falso – o titular era Ansenjo e depois foi Degea, Roberto era a terceira opção) e pior está a surgir uma nova “piada” que pode substituir a já clássica presença no banco de Mantorras. O angolano teve este ano confirmado o seu fim de ciclo na luz e chega Rodrigo, do Real Madrid B. O internacional sub21 espanhol, que é brasileiro, tem um futuro auspicioso à sua frente e apesar da verba avultada da sua transferência pode ser uma grande surpresa no campeonato. Pior só mesmo a vaga que Ramires deixou em aberto, Wesley não é nem por sombras metade do que era o internacional brasileiro na equipa do Benfica. O “queniano” provou numa época que é a par de David Luiz um valor muito acima da mediana qualidade das competições nacionais, só encontro paralelo recente em Lucho Gonzalez. Resumindo, o plantel parece menos equilibrado, na baliza e na defesa podem surgir alguns problemas, sobretudo quando se quer disputar uma Liga dos Campeões até fases tardias.

Porto
O pessimismo da imprensa quanto ao valor dos portistas esfumou-se em apenas um jogo oficial. O benfiquismo de muitos “opinion makers” da imprensa torciam para um Porto de Villas Boas perdido e fraco. Foi o que se viu. Quem olhar para as mexidas no plantel dos dragões vê muitas melhorias. Com alguma azia, confirma-se a entrada de Moutinho no onze e só se pode dizer que fará uma linha média de respeito ao lado de Micael, Fernando e Belluschi. Varela parece ter provado que está um jogador fantástico, eclipsando o valor explosivo de Hulk. Nem a saída de Bruno Alves e Raul Meireles desfaz a ideia que este Porto é muito mais forte que a época passada. Para estes lugares chegam Moutinho e talvez Otamendi, o argentino era, só, o titular que Torisiglieri  iria substituir, a venda do primeiro há muito que estava prevista. É um grande jogador e não sendo ainda um Bruno Alves capitão, será um grande defesa neste campeonato. James Rodriguez já deu boas indicações o que somado a uma grande expectativa quanto ao rendimento de Walter e Sousa faz com que se esteja o formar um peso-pesado para os lados das Antas.

Apesar da tentativa de reflectir imparcialmente nesta análise, não tenham dúvidas,  espero que tudo corra bem aos nossos reforços e que não se confirmem as melhores previsões dos nossos adversários.


Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário