quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Grandes jogadas

Já se sabia que Pinto da Costa iria ser testemunha abonatória de Queirós no seu processo disciplinar, mas confesso que fiquei surpreendido com a ferocidade com que o “homem do norte” defendeu o Seleccionador. Em boa verdade o presidente portista não defendeu muito, preferiu o ataque e “bateu” forte e feio nos “senhores” da Federação. Todos sabemos que com esta manobra, PC joga em dois tabuleiros: o das convocatórias de jogadores do Porto quando interessa e a poupança dos mesmos quando dá jeito e por outro lado aproveita para dar uma boa “dentada” na direcção da Federação.

Esta “solidariedade” toda é difícil de explicar e estando a falar de PC é certo que não vai sair de borla. A forma como o presidente dos dragões extremou o discurso, hostilizando e de que maneira os “acusadores” poderá ser uma “fruta” envenenada para CQ. De facto, ao quebrar a trégua, PC poderá estar a criar uma reacção, algo que depois deste caso resolvido, distancie ainda mais o Seleccionador de uma convivência suportável com os restantes órgãos directivos da FPF. Como dizia Scolari, para PC “é uma situação ganha ganha”.

Penso que no final estaremos, com a estupidez da Federação a atingir níveis históricos, a repetir ponto por ponto a história de Domenech. Um treinador sem apoio dos adeptos, sem apoio dos jogadores e com o apoio meramente institucional da Federação. Será possível ninguém entender que a asneira está feita e que agora não resta nenhuma alternativa a não ser pagar a cláusula de rescisão?

Talvez se cumpra a profecia de CQ proferida no final de um jogo em Itália, e o seleccionador consiga mesmo “limpar a porcaria toda” da FPF, isto depois da demissão em bloco dos dirigentes da mesma, isto com a instituição sem as garantias de uma “utilidade pública desportiva”.

Tenho mais de 20 anos a seguir o fenómeno desportivo e nunca vi um acto de coragem e inovação na FPF e na Liga. São duas “empresas” de gestão de interesses, tribunais de força politica e económica, bastidores de carreiras falhadas. Nos entretantos vão fingindo que são dirigentes desportivos.

Até breve

1 comentário:

  1. Verdão,

    Essa paga pelo favor de Pinto da Costa é exactamente o que eu espero. Como nos meandros da "outra" máfia, o Papa não dá ponto sem nó.

    Abraço

    ResponderEliminar