sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pânico

Já tinha encerrado o comentário ao jogo da 2ª mão com os dinamarqueses, mas ao passar uma vista de olhos pela blogosfera leonina, fico preocupado com a preocupação, na minha opinião, exagerada sobre a exibição de ontem.

Existem fãs que embarcam naquela conversa do "vamos lutar pelo título" e "queremos ganhar todas as competições", são estes mesmos que quando a equipa não assume a postura dominadora, segura e dá 3 ou 4 golos no adversário, entram em pânico e saem a expor os defeitos da equipa.

Quem lê este blog, já reparou que sempre afirmei que o Sporting não estava, nem vai estar, a reforçar-se para ser um "devorador" de equipas. Valdez, Torsiglieri, Maniche, Coelho, Evaldo e Zapater são bons jogadores e vão dar muito ao futebol do Sporting, mas para transfigurar o plantel leonino em outra coisa era preciso mais e era também preciso não terem saído Moutinho e Veloso.

Não sei que tipo de reforços estão pensados para vir, não sei até se o plantel não estará já fechado, mas o que é mesmo certo é que existem jogadores ainda muito "perros" no plantel e jogadores chave:

Coelho - A adaptar-se.
Torsiglieri - A adaptar-se.
Carriço - Recuperou de lesão.
Mendes - A recuperar de lesão.
Zapater - Ainda nem se estreou.
Vukcevic - Um ano no banco, está a recuperar o prazer de jogar, ainda parece "pesado".
Izmailov - A recuperar de lesão
Valdez -  A adaptar-se.
Fernandez - A ganhar índices físicos depois do mundial.
Liedson - A ganhar índices físicos depois do mundial.

Quando se mexe muito na estrutura da equipa com entradas e saídas, em ano de Mundial, é apenas normal que a equipa sofra alguma instabilidade na performance de alguns jogos. O de ontem revelou problemas que teriam sido resolvidos aproveitando melhor as oportunidades para "fechar" o jogo. Verdadeiramente o único jogador que ficou muito aquém da expectativa real foi André Santos, é um jovem e está a iniciar outra fase da carreira. No 4-4-2 do Sporting e enquanto os mecanismos da linha média não estiverem mais absorvidos (a equipa parte-se e não funciona em bloco, abrindo espaços) vai haver muitos meio-campistas a fazer exibições menos convincentes e a culpa cai sempre nos médios defensivos.

Por mim, vou esperar mais tempo até "saltar os cães" em cima do PS ou dos jogadores. Ainda é cedo e o jogo de ontem foi o 2º jogo oficial. Tem existido alguma oscilação nas exibições, mas é o preço a pagar por tantas novidades (jogadores, táctica, treinadores). Por mim queria até pagar mais para ver "novos" jogadores a adaptar-se ao onze verde-e-branco. Venham eles!

Até breve.

1 comentário:

  1. É o trauma dos adeptos a falar mais alto.

    Eu vou esperar mais um tempo antes de estrebuchar.

    Rugidos de tranquilidade

    ResponderEliminar