quinta-feira, 22 de julho de 2010

Celtic - Sporting (1-1)














O primeiro jogo em terras do Tio Sam, saldou-se por um empate. O adversário foi o Celtic, é uma boa equipa, fisicamente mais apta, mas claramente inferior ao Sporting.
A equipa escocesa pareceu adaptar-se melhor ao estreito terreno de jogo de Fenway Park, um estádio mítico de basebol (faltava pelo menos uns 10 metros em cada faixa lateral) e numa estratégia de contra-ataque “esperou” pelo adiantamento do Sporting para colocar a bola em Samaras e provocar algum perigo. O grego foi mesmo o melhor jogador da partida talvez a par de Vukcevic que só jogou a primeira parte.

Ficou a ideia que o Sporting podia ter ganho facilmente o jogo, falhou algumas oportunidades e sobretudo não foi objectivo nas imediações da área contrária. O Celtic beneficiou da complacência do árbitro perante o seu jogo de faltas duras e de uma penalidade um pouco forçada para se colocar em vantagem e até ao final do encontro pareceu “desejar” que o tempo passasse depressa. Apesar de ter abalado, o Sporting não caiu com o golo sofrido e Postiga acabado de substituir um Djaló completamente perdido (sem as faixas para “respirar”) marcou um golo que veio premiar a insistência leonina e a supra-motivação (onde é que andava?) de Postiga.

Fica a análise jogador a jogador:

1ª PARTE

Patrício – Boa exibição. Uma grande defesa a salvar um golo certo. Sempre certinho.
Abel – Melhor a atacar do que a defender. Apoiou bem o ataque em triangulações com Fernandez e Vukcevic. Andou “pegado” o tempo todo com Samaras o que era desnecessário para um atleta com a sua experiência.
Grimi – Mais do mesmo. Muito esquecido, numa ala esquerda inoperante.
Torsiglieri – Seguro pelo ar, foi mandão e quis sempre sair a jogar. Tem de ter mais cuidado nas jogadas de um para um, nem sempre se pode roubar a bola ao avançado e sair com a bola dominada, por vezes é melhor chutar para a linha ou canto. Nota-se evolução.
Tonel – Discreto e seguro. Não passou nada no seu raio de acção.
P.Mendes – A equipa sob a sua batuta é mais segura e mais apoiada, o melhor elogio que se pode fazer é que fez falta na segunda parte.
Veloso – Uns furos acima fisicamente. Parece um pouco trapalhão na decisão dos lances em que ataca a área. 2 ou 3 grandes passes e uma boa ocupação do terreno que talvez não cheguem para a titularidade no início da época.
Fernandez – Jogou a “8”, solto pelo campo, com a missão de vir buscar jogo ao meio campo. Desenhou bons lances e correu muito atrás da bola, tentou ligar as duas alas, naturalmente descaiu mais para o lado direito, onde tinha Abel, Vukcevic e até Veloso e menos para o lado esquerdo onde só tinha Valdez. Faltou 1 ou 2 remates para ser considerada uma boa exibição.
Valdez – Parece longe de uma boa forma física, mas mesmo assim bons lances pela ala esquerda, faltou o apoio de Grimi para poder assegurar mais jogo pelo seu lado.
Vukcevic – Que bela exibição. Tecnicamente foi o melhor da partida, fintou, rematou, fez grandes passes e conduziu muita posse de bola pela direita. Para mim é de caras um titular. O novo corte de cabelo promete um novo Montenegrino.
Saleiro – Ninguém tem dúvidas que é um bom avançado. Mas um “matador” não falha o golo que este jogador falhou. Bem a combinar com Fernandez e Valdez, perdeu uma boa oportunidade de mostrar “serviço” que para ele é o mesmo que dizer – golos.

2ª PARTE

Golas – Esteve bem. Uma boa defesa. Não teve muito trabalho, mas pareceu seguro.
Pereira – Tal como a ala esquerda da primeira parte, a da direita na segunda foi pouco produtiva. Este lateral só nos últimos 10 minutos teve bola e não se pode dizer que tenha combinado muito bem com Salomão. Mais apagado do que é costume.
Evaldo – Jogou muito e sempre bem. Mas apenas uma falha mancha toda uma exibição. Onde é que estava no lance do penalty? Pois é. Avançar sim. Descuidar o flanco não. Divide as culpas com o médio que lhe devia ter feito a compensação. A ver e rever, estas falhas.
Polga – Parece de facto o Polga mais seguro e forte das boas épocas. Para mim não teve culpa no lance do penalty, muito forçado por Samaras. O árbitro caiu na “encenação”.
N.Coelho – Tal como Tonel, com menos trabalho e muito discreto. Seguro também.
Maniche – Começou cheio de folego e acabou a passo. Bons movimentos e um grande remate que podia ter dado golo. Uns furos abaixo da exibição com o Lyon.
A.Santos – Não jogou o que sabe jogar. Esteve muito trapalhão na condução da bola e apesar de mais voluntário na procura da bola, faltou o esclarecimento e os passes que costuma ser o seu forte.
Djaló – Não se percebeu muito bem se foi colocado na ala ou no centro do terreno, talvez por essa confusão, fez 20 minutos e saiu. Parece estar a perder terreno na luta pela titularidade. A cabeça deve estar em Inglaterra, por que nos EUA, neste jogo, só esteve o corpo.
Liedson – Não é o Liedson que estamos habituados. Preso, com dificuldade em combinar com os colegas. Correu e até podia ter marcado, mas ainda falta tempo e treino ao capitão da segunda parte.
Pongolle – Continua a mostrar vontade e bom jogo. A jogada do golo do Sporting é sua e isso já mais do que tem feito nos últimos jogos. Mas espera-se mais do francês.
Salomão – A ala direita onde jogou foi quase inactiva. Não teve muita bola o que para um jogador como ele é o mesmo que não estar dentro do jogo. Não brilhou.
Postiga – A par com Vukcevic foi do melhor que se viu. Aguerrido, lutador, esclarecido, marcou um golo de cabeça a recarga a uma cabeçada ao poste de Salomão e podia ter marcado outro num remate genial de fora da área. No pouco tempo que jogou, foi um “motor” de perigo para a baliza, grande cruzamento para cabeçada de Liedson.

Resumindo, faltou muito pouco para ganhar a partida e quem sabe num campo de dimensões regulares não tivéssemos visto o “Sporting de Lyon”. Mas a verdade é que a equipa esteve menos ligada e menos objectiva em relação ao último jogo. Num jogo a sério teria jogado contra 10 ou 9, tantas as faltas que os dois médios defensivos do Celtic fizeram, algumas bem duras, para “parar” o ataque do Sporting.

Veremos no próximo jogo como evolui a tal equipa titular.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário