quinta-feira, 15 de julho de 2010

Final Casting

Depois das declarações no final do amigável com o PSG, ficamos a saber que P.Sérgio tem uma ideia para a equipa titular, o que é talvez a única coisa segura que saiu da conferência de imprensa. Ao contrário de outros bloggers, não culpo P.Sérgio pela fraca prestação da equipa nos jogos em França. Ao analisar o trabalho de P.Sérgio constato que muito pouco foi corrigido em relação aos problemas que afectaram a equipa no ano passado, mas também é verdade que muito pouco foi dado a este treinador em termos de novas soluções e no sentido inverso tem demasiados jogadores com a “inteligência emocional” de rastos.

É fácil de ver que Rui Patrício, Tonel, Polga, Grimi, Djaló, Saleiro e Postiga estão em níveis mínimos de auto-confiança, Vukcevic deveria servir de exemplo na forma como (às vezes exagerada) se aventura a fazer o que pensa que quer fazer e não se perder em hesitações que se pagam em criatividade, rapidez e surpresa no adversário.
Juntando-se a estes, jogadores como Golas, Owuso, A.Martins e Salomão não estão ainda no “ponto” para integrar uma equipa com as responsabilidades do Sporting. Se estes dois lotes parecem não garantir soluções para já, então que dizer de Grimi e Pongolle claramente os “patinhos feios” em termos técnicos.
Tiago e Abel estão sem rotinas de titular e quando somamos tudo isto temos uma equipa com uma óbvia carência de “talento imediato”.

Ficaremos à espera do sebastianismo dos jogadores que estiveram no Mundial, ou seja Liedson, Veloso, P.Mendes, Fernandez e talvez Stojkovic virão salvar a qualidade no plantel? É certo que todos eles serão titulares, mas não fazem uma equipa sozinhos.

Já tantas vezes escrevi neste blog e não me canso de repetir, não existe real alternativa a Patrício, Torsiglieri não resolveu ainda os problemas no centro da defesa, nas faixas Vukcevic e Valdez não vão resolver todos os problemas e no centro do ataque é preciso um avançado que renda golos efectivos, Postiga, Pongolle, Djaló e Saleiro sendo bons avançados não tiveram e continuam a não ter veia goleadora. A responsabilidade de marcar golos não pode depender nunca de apenas um jogador e Liedson estará naturalmente na curva descendente das suas capacidades físicas.

Leio nos jornais que o Sporting só contratará alguém se vender primeiro. Não é um mau princípio, mas quero ver se continuarmos a perder jogos (Lyon, Man City e Tottenham não são propriamente adversários fáceis) se JEB vai aguentar a queda vertiginosa da confiança dos adeptos. De facto esta desmotivação já se iniciou com as fracas prestações frente a Young Boys, Nice e PSG e não vale a pena culpar os adeptos por estarem demasiado exigentes. É que não dá para ver no que é que a próxima época vai ser diferente da última e esta é altura para fazer alterações. 

Derrotas, más exibições, conflitos, fugas de informação, indisciplina, demissões, rescisões, ofensas, de tudo isto os adeptos estão fartos e tardam a ser estancadas as “hemorragias”. Tarda a surgir um “NOVO SPORTING”, do que deu para ver até agora P.Sérgio, JEB e Costinha conseguiram apenas o” mesmo Sporting” com novas caras e equipamentos.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário