domingo, 25 de julho de 2010

Ir a "Banhos"

Enquanto todos os Portugueses começam a sua época de "banhos" no mar, nas barragens, nos rios e nas piscinas, os Sportinguistas pode-se dizer que não param de levar com autênticos banhos mas de más notícias. Não são de agua fria, mas arrefecem e de que maneira os nosso ânimos.

Primeiro não vinha ninguém, depois saiu o Moutinho. Agora que estava tudo a compor-se com a entrada de um bom jogador (Valdez), a manutenção de outro (Vukcevic) e a promessa de um novo talento (Salomão) cai o maior banho de todos....a venda de Miguel Veloso pode por um bloco de gelo sobre a nossa vontade de acreditar numa equipa a que se retira dois bons jogadores e se devolve apenas um.

Maniche não tem a técnica nem a juventude de Veloso, não cobra livres nem cantos e apesar de uma voz de comando mais presente, perde a cabeça com frequência e já não dá para 90 minutos em alta rodagem. Não me venham com histórias que a entrada do pupilo de Mourinho compensará a saída de Veloso. Não compensa, nem sequer são parecidos no estilo e posição de jogo.

Moutinho não foi bem vendido, foi um péssimo negócio. Vozes existem que defendem que não tinha lugar no onze desta época, pode até ser verdade, mas tem no Porto e isso deveria obrigar-nos a pensar no que esta SAD fez, com ou sem vontade do jogador.

JEB defendeu que se o clube fosse dele não tinha vendido, deverá ser a mesma justificação com que vai iniciar a conferência de imprensa depois da venda do MV, mas aqui reside um novo problema, nenhum Sportinguista põe de parte a venda de jogadores, todos compreendem que no futebol moderno os clubes têm de deixar sair os melhores jogadores por não conseguir concorrer com os salários de outros grandes europeus.

Mas não é isso que tem acontecido no Sporting e MV prepara-se para sair para o gigante europeu...Génova e por 8 milhões de euros. Moutinho saiu para o Todo-poderoso...FCP, por 10 milhões. Algo não está bem e a única imagem que me ocorre é um leão na borda de um precipício financeiro a tentar fincar as garras em terreno sólido. Estas vendas parecem-me bem mais actos de desespero do que actos pertencentes a uma estratégia de mercado.

Querem mais banho de que isto? Mas esperem que ainda há mais. Liedson e Izmailov preparam-se para roer mais um pouco de corda e se isto continua assim, a equipa vê-se amputada de 4 dos 5 melhores jogadores. Do plantel anterior Moutinho, Carriço, Veloso, Izmailov e Liedson seguraram muitas vezes uma equipa à beira do colapso. Se têm dúvidas revejam os jogos da última época. Que transição irá ser feita para esta, quem assegura em campo a qualidade de jogo? Maniche? Torsiglieiri? Pongolle? É que Valdez e Evaldo não vão chegar.

JEB e Costinha façam-me um favor, deixem lá o Zapater no Génova, fiquem com o Veloso mais um ano e depois de um bom campeonato vendam-no pelo dobro que estão para fazer agora. Se o Zapater for assim tão bom, contratem-no. Dêem 4 milhões ao Génova e deixem-nos "secar" um pouco.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário