terça-feira, 6 de julho de 2010

Oh Capitan, my capitan!


















Provavelmente deixaria de ser o 1º capitão, mas o que é certo é Moutinho sai do rol de candidatos ao lugar. Assim sendo quem para o substituir? Existem demasiadas incógnitas quanto aos jogadores que ficarão de facto no plantel e dentro deste lote contam-se alguns dos que mais anos têm de leão ao peito. Podemos dividir os actuais efectivos em vário lotes:

1/  N.A.Coelho, Evaldo, Torsiglieri, Maniche e D.Salomão. Obviamente ainda sem história no clube não serão candidatos ao lugar, Maniche pode ser uma boa escolha pela experiência e ligação emotiva ao clube.

2/  J.Pereira, P.Mendes, Fernandez e Pongolle. Neste grupo, ainda "fresco" no clube, surge um jogador que pode reúnir o carisma e a liderança capaz de se afigurar como uma boa escolha - P.Mendes.

3/  V.Golas, A.Santos, Carriço, A.Martins, C.Saleiro, Y.Djaló. Muita juventude. Ainda e só isso. Carriço destaca-se, capitão em todas as categorias de formação torna-o um sério e justo candidato a uma das  braçadeiras.

4/ Abel, R.Patricio, Caneira, A.Polga, Tonel, Grimi, H.Postiga. Destes, Polga já foi sub-capitão, mas a incerteza de manutenção na equipa faz com que apenas Tonel se afigure como um bom capitão. Mas como terá dificuldade em assumir-se como titular, será pouco provável que seja a primeira escolha.

5/ Izmailov, Vukcevic, M.Veloso. Alguns problemas de relação com os treinadores e director desportivo retiram-lhes para já das possíveis escolhas.

6/ Liedson. O levezinho tem uma atitude em campo exemplar. Seria uma escolha fácil se os recentes desabafos pelas tácticas dos treinadores e episódio com Sá Pinto nunca tivessem acontecido. É, mesmo assim, a melhor escolha, do ponto de vista do adepto. Existe uma dúvida, o sobrecarregar em cima de um jogador de tanta responsabilidade: maior goleador, o mais esforçado, o mais insatisfeito em campo. Pode ser demais ainda ter de liderar a equipa no diálogo com os árbitros (em Portugal essa característica é muito importante).

Perante este quadro, na minha opinião, os lugares de capitão ficavam ordenados da seguinte forma:

Capitão - Liedson (sondar previamente o atleta)
Sub-Capitão - Carriço
Sub-Capitão 2 - Tonel (se este sair - P.Mendes)

Até breve

2 comentários:

  1. Verdão:

    esta talvez seja a unica vez que discorde contigo e porquê:

    Liedson não poderá ser capitão. Embora tenha de facto uma atitude em campo fantástica não é menos verdade que Liedson é conflituoso durante as partidas...Quem vai a Alvalade com frequência ja reparou concerteza as constantes discossões entre Liedson e os seus companheiros.

    Verdade seja dita: provavelmente só demonstra esse comportamento pela sua enorme vontade de ganhar mas mesmo assim Liedson não é um aglutinador de grupo...1º ele depois os outros!

    É a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. És capaz de ter razão, Liedson é individualista, mas no papel de capitão a postura teria de ser diferente. A questão é se não é demais para ele?

    ResponderEliminar