segunda-feira, 19 de julho de 2010

Contentamento táctico













Costinha está contente com o plantel actual. Dito parece verdade, mas existem verdades que não devem ser ditas e um bom director desportivo faz o que deve fazer. Neste caso "fechou" a porta a mais especulação sobre as entradas e as saídas de um plantel em construção. Eu e outros bloggers podemos especular o que nós quisermos, não temos responsabilidade e muito menos falamos para a imprensa. A nós cabe-nos a parte "divertida" da coisa, a ele cabe-lhe a gestão responsável de uma equipa de 40 e tal pessoas, são panoramas diferentes.

Dito isto, dou-lhe os meus parabéns, que servem para mostrar o meu agrado por uma faceta mais realista e inteligente de como se mantém os patamares de exigência altos em relação aos jogadores que, de facto, já fazem parte da equipa. O que é verdade hoje é mentira amanhã e só ganha quem sabe a verdade. Ganha tempo, ganha espaço e sobretudo ganha calma.

Depois desta lição, que depois de uma vitória sai ainda mais reforçada, convém alinhar "abordagens" com a imprensa com o treinador P.Sérgio para não dizerem coisas diferentes, mas projectarem apenas dois lados da mesma questão. Este alinhamento tem vantagem sobre o "bloco uno soviético" em que todos dizem a mesma coisa, desgastando o valor da mensagem. Até ver a táctica "bad cop - good cop" mata muitos coelhos de uma cajadada só: mantém-se a expectativa dada pelo treinador de reforçar a equipa (motiva-se o adepto) e fecha-se o diálogo especulativo de uma forma oficial (motiva-se a equipa). Todos ganham, excepto a imprensa e dessa não tenho memória de ajudar no que quer que seja.

Todos estes truques e subterfúgios não são eticamente muito correctos, mas no futebol de hoje, só o resultado interessa e ser "bonitinho" não traz vantagens. Mais do que ser inteligente, urge ser esperto e jogar o "campeonato da comunicação social" exige a criação de muitos "factos", implica muita ratice, algo que Costinha, JEB e P.Sérgio devem reflectir sempre em conjunto.

Para já nota 20 para o timing e conteúdo da comunicação de Costinha dada hoje sobre a definição do plantel.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário