segunda-feira, 26 de julho de 2010

A verdade dos números

Os números não mentem e a verdade é que este defeso está a ser marcado por uma forte contenção nas verbas destinadas a transferências. À excepção do Manchester City, todos os outros clubes estão a muitos milhões de euros de distância do que costumam investir. O top das transferência até ao dia de hoje é o seguinte:

D.Villa – Valência – Barcelona – 45 M
D.Silva – Valencia – City – 32M
Di Maria – Benfica – R.Madrid – 25M
Y.Toure – Barcelona – City – 20M
Adriano – Sevilha – Barcelona – 20 M
Boateng – Hamburgo – City – 15M
Bonucci – Bari – Juventus – 15M
Chygrynskiy – Barcelona - Shaktar D. – 13 M
Martinez – Juventus – Catania – 12M
T.Kroos – Leverkusen – Munich - 12M
Kjaer – Palermo – Wolfsburgo – 12M
Moutinho – Sporting – FC Porto - 11M
Felipe – D.Coruna – Atl.Madrid – 11M
Kolarov – Lazio – City – 9M
P.Leon – Getafe – R.Madrid – 9M
R.Soldado – Getafe – Valência – 9M
Obafebi Martins – Wolfsburgo – Rubin K. – 9M
DAgostino – Udinese – Fiorentina -  9M
Floccari – Lazio – Génova – 8.5M
Roberto – Atl.Madrid – Benfica – 8.5M
Gaitan – Boca Júniors – Benfica – 7.5M
J.Bryand – Rennes – Lyon – 7.5M
Eduardo – Arsenal - Shaktar D. – 7.5M
M.Janko – Salzburg – Twente – 7.5M
César – Osasuna – Marselha – 7M
Sokratis – Génova – AC Milan – 7M
Quaresma – Inter – Besiktas – 7M
J.Hernandez – Guadalajara – M.Utd – 6M
S.Canales – Santander – R.Madrid – 6M

Como é fácil de constatar, grandes clubes como Manchester United, Chelsea, Juventus, Milan, Inter, B.Munich, Arsenal ou Liverpool estão muito comedidos e apesar dos muitos rumores de grandes transferências, a verdade é que a lógica do mercado louco por este ou aquele jogador é um cenário do passado. Para quem tem vindo a proclamar que o jogador x só sai pela clausula de rescisão, por 30 ou 40 milhões, basta ver a lista anterior para entender que provavelmente se for vendido por 20 milhões será um grande negócio.

Factos como o recém eleito presidente do Barcelona ter vindo dizer que o clube está em contenção de verbas tem acontecido a uma escala global e quem dera à quase maioria dos clubes o "orçamento de contenção" catalão. Quem compra sabe que só o simples facto de ter a verba para gastar é uma vantagem substancial no negócio. Os clubes precisam de encaixes rápidos que contraponham  a contracção económica europeia, que os afecta em preços de bilheteira, merchandising, direitos de TV, etc.

A pressão para gastar bem o dinheiro é enorme e o que está a acontecer a Roberto do Benfica não irá ser um caso isolado. Isto não significa que o valor dos passes baixou, apenas quer dizer que o valor pelo qual o clube vendedor aceita transferir um jogador é bem menor do que no passado. Pode ser a crise do mercado do futebol, mas também pode ser o anúncio de uma nova economia desportiva, mais realista e até mais saudável para a competitividade entre clubes de várias dimensões.

Espero que os clubes portugueses entendam estas mudanças e não decidam vender ao desbarato. Quando há menos dinheiro não se deixa de investir, investe-se mais ainda, a diferença está apenas no grau de segurança de cada investimento. No Sporting o primeiro erro (venda deficitária) parece claramente por detectar, já o segundo pode-se dizer que foi bem assimilado, Evaldo e Valdez ficaram em margens aceitáveis para o valor concreto dos atletas, Torsiglieiri ficará para uma avaliação futura.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário