quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fim de estágio

Acabou da pior forma o estágio do Sporting em França com uma derrota por 4-2 com o Paris SG. O treinador salientou que "ficou contente" com o resultado por este "ter posto a nú algumas lacunas da equipa". Esperei pelo final destes três jogos para poder fazer uma avaliação, não aos resultados, mas às mudanças se é que as houve no comportamento da equipa.

Atitude
É visível algum esforço por ter uma equipa mais aguerrida em campo, jogadores como Carriço, Maniche, J.Pereira, Postiga, Evaldo, Salomão e até o improvável Pongolle interpretam bem essa directiva, mas valha-nos Deus, Saleiro, Djaló, A.Martins, R.Patricio, Owuso não têm o "sangue" para essas andanças. Mesmo assim, no geral, ligeiras melhorias.

Técnica individual
Não foi uma carência da última época (exceptuando Grimi)mas pode ser nesta. Falta muita qualidade de recepção, passe e transporte de bola a esta equipa. Não será alheio o facto de, saindo Moutinho, não estarem Veloso, Mendes, Fernandez, Izmailov. Só A.Santos e Vukcevic não chega, jogadores como Djaló, Saleiro, Pongolle têm a obrigação de "tratar" melhor o esférico.

Fio de jogo
Zero, nada. Dizem os mais optimistas que com tantas ausências isso não é preocupante, mas eu estou de facto muito preocupado. Já lá vão 5 jogos, metade do tempo total de treino da pré-época e nada. O cunho de P.Sérgio no desdobramento e troca de bola da equipa é...banal e previsível. Não se vê criatividade, ligação, fantasia...é pressão e corrida. Não chega.

Bolas paradas
Ofensivamente é cedo para fazer análises. Não se detecta nenhum novo especialista o que quer dizer que Veloso e Fernandez serão os eleitos para marcar livres e cantos.
Defensivamente continuam os problemas da última época o que é inexplicável. Uma equipa que sofre 2 golos iguais em pontapés de canto no mesmo jogo só pode estar a fazer algo de muito errado.

Recuperação de bola
Se existem pontos onde a equipa melhorou claramente, este é um deles. Bem melhor. Vai custar muito empenho e preparação física, mas honra lhe seja feita, P.Sérgio pôs os jogadores a correr mais atrás dos condutores de jogo adversário. Quando soubermos o que fazer com a bola depois de a recuperarmos, seremos de facto perigosos.

Preparação física
É cedo para aferir da preparação aeróbica e atlética dos jogadores, mas parece que à excepção de Maniche (vai levar mais tempo que os outros) a maioria dos jogadores parecem preparados para bons desempenho neste sector. Postiga e Pongolle parecem outros, com capacidade para correr e lutar pela bola.

Resumindo, estou sinceramente apreensivo e (demasiado) expectante em relação aos possíveis reforços. Parece-me complicado lutar por títulos sem pelo menos mais um bom guarda-redes, um extremo e um avançado. Isto porque Patrício continua trapalhão, Izmailov estará lesionado, Djaló continua a adiar as boas exibições, Pongolle continua azarado, Postiga continua sem marcar, enfim...5 jogos depois poucas alegrias e exceptuando Evaldo, A.Santos e Valdez muito pouco para criar alguma ilusão. Falando, sem estar mandatado, em nome dos adeptos, precisamos de algo mais para poder acreditar nesta equipa.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário