sexta-feira, 16 de julho de 2010

O bom nome

Já aqui escrevi que o que uma instituição tem de mais sagrado é o seu bom nome, o seu reconhecimento como entidade honesta e cumpridora, responsável.

A notícia está por todo o lado, Evaldo pode ser "rebuscado" ao Sporting pelo Braga por falta de cumprimento dos prazos acordados para o pagamento da primeira parcela do acordo. Pior que a notícia é a ausência de um desmentido oficial por parte da direcção de JEB. Enquanto não surge e porque pode ser verdade, não deixa de me causar espanto e algum embaraço os problemas que o Sporting tem para cumprir o saldo de dívidas que voluntariamente contraiu. Primeiro foi o Atl.Madrid, depois o FCPorto e agora o Braga, todos parecem ter razões de queixa quanto ao pagamento de transferências, o que deixa de ser um caso pontual para se transformar em problema sistemático.

Isto muda tudo. Se perguntarem a qualquer adepto leonino se querem ter jogadores novos para ter este tipo de problemas associados, acho que a esmagadora maioria preferirá um onze de miúdos de 19 anos e a manutenção de uma imagem "limpa" e responsável.

Problemas de tesouraria todos têm e se for esse o caso, o presidente do Braga (calcula-se a origem da notícia) foi um pouco precipitado. Mas, a sucessão de artigos como os que hoje se escreveram e ouviram dana a instituição muito para além do seu departamento de contabilidade. É grave e deve ser evitado a qualquer custo, mesmo que custe uma "humildade" forçada por parte de quem falha os compromissos. Espero que não cheguemos ao cúmulo de ver jogadores devolvidos. Ninguém votou em JEB para ser um "novo" Vale e Azevedo e rumores como o de hoje podem acabar com a paciência de quem já tem muito pouca.

Espero que alguém no Sporting assuma alguma responsabilidade e resolva este assunto, de preferência sem mais episódios na imprensa. Isso ou um desmentido oficial. Uma ou outra, mas nunca como...agora...em que não temos nenhuma.

Até breve

1 comentário: