segunda-feira, 19 de julho de 2010

Roberto´s

O mundo caiu em cima do jovem guarda-redes do Benfica. Depois de uma transferência de valores consideráveis (por 8,5 milhões de euros existem guarda-redes muito bons no mercado) e uma apresentação feita pela imprensa em que só faltou dizer que era melhor que Casillas, a verdade é que o guardião espanhol tem tido a vida difícil nos jogos de preparação.

Vejo em Roberto alguns dos problemas que tem Rui Patrício, dificuldade na saída dos postes em bolas altas, "medo" dos centrais nos livres e cantos, alguma indecisão na hora de atacar as bolas perdidas. Sinceramente acho que são detalhes técnicos do jogo que se adquirem com muito trabalho e muitos jogos. Jogos que o jogador do Sporting tem tido, mas falta-lhe a auto-confiança que ninguém lhe pode ensinar a ter, as fraquezas defensivas expuseram demasiado Patrício e ele pagou uma factura elevada, que ainda não parece saldada.

Roberto não tem essa "karma" e começando de fresco noutro campeonato, noutra equipa, torna-se num problema mais complicado de explicar. Nervosismo, adaptação, haverá muitas explicações, mas todas elas serão poucas na hora de atribuir culpas pelos golos sofridos em competição. Não serão "pêras doces" os próximos jogos para ambos os jogadores o que se agrava quando as alternativas são menos convincentes.

Sporting e do Benfica têm ambos um problema, guarda-redes fragilizados nas bolas paradas. Cantos e livres são um sufoco constante. No caso do Sporting, é sabido que se procura mais um reforço que tome o lugar de Golas, Stojkovic até pode ficar, e paradoxalmente, é um guardião forte nesse aspecto do jogo.

No Benfica a margem para contratar um novo guarda-redes é muito pouca. Dispensou-se Quim, renovou-se com Moreira e Júlio César, que também foi uma escolha de Jorge Jesus e com tantos "tiros" disparados ficará extraordinariamente complexo de explicar o aparecimento de um novo número 1. Mas como os "milionários" da Luz tem dinheiro que nunca mais acaba, pode ser que haja uma surpresa até ao final de Agosto.

Para Patrício uma consolação, não está sozinho nesta próxima época. Aliás com a saída de Eduardo, escasseiam os guarda-redes seguros em clubes nacionais. Helton é um guarda-redes muito completo mas está longe de garantir mais segurança que os "lisboetas".

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário