segunda-feira, 26 de julho de 2010

O "Recreio" Acabou

Acabou a pré-época do Sporting.
E pode até dizer-se que acabou bem, com a conquista de um (pequeno) troféu. Este torneio de NY prometia mais, mas a fraca condição das equipas inglesas fez baixar a competitividade dos encontros. Espero que Paulo Sérgio não pense que estes são os verdadeiros Tottenham e City e extraia dos dois encontros uma estrita noção de desempenho. Se o fizer está enganado. As exibições tem tanto mérito como ter jogado com um  Manchester sem Nani, Berbatov, Rooney, Vidic e Ferdinand, valem mas não é a mesma coisa.

Desta pré-época, ressaltam à vista algumas diferenças e melhorias na equipa, mas também a manutenção de dificuldades que não foram superadas:

Na baliza, parece que Tiago (contra todas as probabilidades) vai começar a titular, nem se pode dizer que Patrício tenha comprometido, mas talvez seja uma estratégia para dar mais espírito lutador ao jovem. Golas não ficou mal na fotografia e ficará no plantel se mais ninguém entrar. Um defeso inteiro com um campeonato do mundo pelo meio não chegou para resolver o problema chamado Stojkovic. Não será só culpa dele.

Na defesa continuam os problemas nas bolas paradas, está difícil de debelar uma falha que dura há demasiado tempo e que pode custar muitas derrotas em jogos a doer. Nas laterais Evaldo veio resolver o lado esquerdo, e bem. Na direita, Pereira parece seguro. No centro explodiram as soluções, e se antes havia "material" a menos, agora existe a mais. As entradas de Coelho e Torisglieri deram centímetros, mas PS irá preferir a segurança do capitão Carriço e do sub-capitão Polga. Polga parece de volta aos bons tempos e Tonel de volta aos golos. Quando já pareciam "vendidos" as suas avaliações talvez tenham feito o treinador mudar de opinião...portanto agora há 5 atletas para 2 lugares no onze.

No meio campo assistimos a uma revolução. No centro, Veloso deverá sair e Moutinho saiu mesmo. Mendes e Maniche parecem ser as apostas para jogar com 2 trincos. Ganharam a luta pelo lugar a A.Santos mas a custo, uma vez que o jovem mostrou ter a capacidade para se impor de uma forma mais consistente que por exemplo Adrien. Nas alas a chegada de Valdez e a "recuperação" de Vukcevic são grandes trunfos para a temporada. No aspecto mais negativo,  não chegou ninguém para lutar pela ala direita com o infortunado e problemático Izmailov. No mais positivo, o despontar de um grande talento chamado Salomão, pode não ser este o seu ano, mas não vão faltar oportunidades.

No ataque Liedson continua a ser a única opção de peso e a táctica de jogo com dois avançados precisa de alguém que Postiga parece querer ser. Pongolle e Saleiro estão melhores mas devem continuar no banco à espera de uma "quebra" de Postiga ou quem sabe um novo avançado. Djaló continua a aliar as grandes exibições com as nulas e para já é uma incógnita de fica ou não no plantel.

No final do último jogo que empatou contra o Tottenham, o Sporting parece deixar uma imagem de melhoria, de mais motivação, mais combate e organização. Não se transfigurou completamente. Faltaram aquisições e estabilidade para isso, mas há ideias e nota-se que estão a ser passadas com convicção aos jogadores. O melhor elogio para JEB, Costinha e PS é: parabéns fizeram uma verdadeira pré-época. Agora falta o resto.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário