quarta-feira, 7 de julho de 2010

Carta aberta

Com tantas "Cartas Abertas" dirigidas a JEB nos últimos dias (o homem já nem deve saber o que é um envelope) resolvi escrever também uma dessas comunicações, desta vez dirigida aos adeptos. Reza assim:

"Caros adeptos Sportinguistas,

O governo de um país, costuma-se dizer, é o espelho do mesmo, é o reflexo de hábitos, costumes, formas de pensar, ritmos e crenças que todos partilham. Culpar um governo de ser aquilo que todos são ou fazer aquilo que todos fazem, não é uma responsabilização, é o inverso a uma escala bastante maior. Porque é que não somos como os Suecos ou os Dinamarqueses? Porque somos portugueses e o nosso governo também.

Penso que o mesmo se aplica a um universo mais restrito, ao Sporting e à sua comunidade de adeptos, sócios, dirigentes e até jogadores. Na minha opinião uma direcção é má se não estiver à altura da comunidade que dirige. Pergunto-me se serei como adepto, melhor do que JEB é como presidente. Não faria tudo como o mesmo tem feito, mas será que faria de forma a ter tido melhores resultados? Esta pergunta não deve ser respondida só por mim, mas também por todos vós.

Escolheríamos Paulo Bento para dar continuidade ao projecto de equipa de futebol? Rescindiríamos depois de um encontro com o Venspils em que a custo empatámos a partida com um futebol para além de mau? Contrataríamos Carvalhal e não o apresentaríamos com a formalidade habitual? Entregaríamos a equipa a um treinador com as características de Paulo Sérgio? Venderíamos um Moutinho revoltado a um rival por 11 milhões?

Provavelmente não, mas as escolhas sendo diferentes teriam sido melhores? Em quantas destas decisões podemos culpar apenas a direcção? Quantas destas opções não podem ser originadas na péssima prestação de jogadores "mal habituados" mais preocupados em sair para o estrangeiro do que suar a sua camisola e produzir resultados?

Não compreendemos todos nós o que JEB e Costinha se têm fartado de dizer quando expressam que as futuras aquisições só se farão quando se encontrar uma "personalidade e a força de querer dar tudo a este clube"? Não sabemos o que estão para ali a dizer? Não mesmo? Não vemos com os nossos olhos uma época recheada de jogos em que os jogadores mal se movimentavam, mal conseguiam uma combinação entre 2 ou 3 jogadores, em que se afastavam uns dos outros dezenas de metros para não dividirem responsabilidades, oportunidades?

Vocês, Sportinguistas como eu, vão ao estádio? Vão e apoiam a equipa? Ou ficam de nariz torcido durante 90 minutos à espera daquele erro para confirmar as vossas desconfianças? Onde estão os cachecóis? As bandeiras? As camisolas? Cansei-me de ver no estádio espectadores e não adeptos, críticos e não apoiantes. A equipa é má? Os jogadores não prestam? O treinador é burro? E nós, nós Sportinguistas somos exactamente o quê?

Todos ouvimos repetidamente o cliché de que "os Sportinguistas são os melhores adeptos do mundo". Ouvimo-lo da boca de ex-jogadores, ex-treinadores, até de jornalistas e rivais. Ouvimo-lo no passado. Já não ouço esta frase feita dita de forma sincera há muitos anos. De quem é a culpa? Dos Presidentes? Dos treinadores? Dos jogadores? De todos menos nós...sim, porque nós os adeptos somos sempre melhores, mais inteligentes, bondosos, apaixonados, sim estamos acima de qualquer imputação de culpas.

Só há um ligeiro detalhe: o Sporting é, de facto, aquilo que os seus adeptos são capazes de ser, de fazer, de criar e destruir, de inventar e prejudicar. Enquanto ficarmos de fora, bem sentados nos nosso sofás a mandar "postas de pescada", altivos e senhores da nossa competência em julgar estaremos a dar a contribuição menos democrática que existe - o alheamento.

Se estão preocupados com o clube, com a equipa ou a gestão corrente do mesmo, então juntem-se, agreguem-se, criem movimentos, fóruns de discussão, usem os espaços que o clube que é vosso proporciona. Não chega? Inventem outros. Gostava de ver tanto insulto, tanta sapiência, tanta preocupação dar em alguma coisa que apenas o textinho inteligente e observador. Gostava de estar presente nesses tais jantares e outras ocasiões para ver o que tão útil e urgente vão propor que se pense ou faça.

Meus caros adeptos Sportinguistas, confesso-vos o meu cansaço por tanta conversa fiada, tanto alarmismo, tanta boa vontade, tantos nadas. Contem comigo para movimentos interessantes que queiram somar neurónios ao clube, energia às suas dinâmicas, força às suas posições. Contem comigo para criar algo que se destine a produzir algum resultado palpável, um fim tangível.

Dispenso organizações de comités de linchamento, manobras de pré-candidaturas ou motins anónimos. O que eu quero é mais dinheiro nos cofres do clube, melhores jogadores, uma equipa que vença, uma direcção que "suje as mãos" inteligentemente quando os interesses vitais do clube estiverem ameaçados. Isto é o que eu quero como adepto e estou disposto a ajudar que se construa.

Faz sentido nos vossos julgamentos o que digo? Detectam alguma falha no raciocínio? Algum facto que relatei ou interpretei mal? Se sim digam-me e já agora digam também à vossa direcção, se puderem evitem cartas abertas, é que parece que estão na Sibéria sem possibilidade de dar o vosso contributo doutras "formas".

Espero que tenha contribuído para o diálogo de todos e para todos."

Até breve

1 comentário:

  1. Concordo plenamente. É mesmo disso que o Sporting precisa.
    Parabéns ao autor do blog!
    Margarida

    ResponderEliminar