segunda-feira, 5 de julho de 2010

Chorar sobre leite (azedo) derramado


















Concordo que o caso Moutinho deve merecer uma reflexão quanto ao tratamento que se dá aos jogadores da cantera, mas existe alguma medida que previna que um jogador "perca a cabeça" e queira jogar noutro clube? Sem ser os normais castigo de "treinar à parte" ou não ser convocado uma época inteira não conheço outras soluções. Compreendo também que com a falta de verbas para melhorar a equipa (e bem precisa) colocar um activo da dimensão de Moutinho numa estagnação desvalorizante seja uma solução pior do que o vender.

No futebol não há "justiça", mas nestes casos normalmente o jogador pelas suas atitudes também perde e mesmo num Porto sem escrúpulos um "desperado" como Moutinho vai ter de mostrar ser um fora de série mentalmente e desportivamente, pois a fasquia de um jogador que é comprado por 11 milhões é sempre muito elevada. Veremos como se encaixará um talento tão "nervoso" como este.

Leio opiniões que defendiam uma posição de força de JEB em relação ao valor do jogador junto dos adeptos e ao facto de querer sair para um rival. Concordo em teoria. Mas com alguma reflexão e face à vontade inequívoca do jogador, podemos concluir que um capitão não é um jogador com a braçadeira no braço e um símbolo não é um futebolista com 10 anos de camisola ao peito. É muito mais e a única característica que é essencial é querer sê-lo. Apesar das desconfianças ficou explicito que Moutinho não queria jogar, ser símbolo nem capitão do Sporting. Pergunto aos que estão a ler isto: então é este o modelo que queremos para os jovens jogadores que começam agora a jogar nas escolas da Academia de Alcochete?

Não adianta "chorar" mais. É triste, para todos. O Sporting sai muito "batido" deste caso. Os jogadores são cada vez mais mercenários e esta porta que se abriu pode ser muito perigosa, urge mostrar "força" convicta e uma vez os cofres forrados venham os Izmailovs, Velosos ou Vukcevics que vierem será necessário outras medidas menos complacentes com as hipotéticas "birras" de quem ganha dezenas de milhares de euros por mês.

Fim de página. Moutinho é rival e André Coelho está na equipa. Espero que a direcção faça bem uso dos milhões desta transferência para trazer alguém que atenue este "rombo" na nossa confiança.

Até breve

1 comentário:

  1. O que mais me preocupa foi o precedente que se abriu em alcochete

    Qualquer Veloso, Izma ou Vuck podem um dia fazer o mesmo...e depois??

    Tenho muito medo do futuro e sinto que neste momento que o Sporting é uma bomba relógio

    Abraço ondaleonina

    ResponderEliminar