domingo, 18 de julho de 2010

Leões para Lyon

Contra uma equipa sólida mas ainda sem "pernas", o Sporting rodou toda a equipa e a espaços conseguiu imprimir algumas mudanças de velocidade e perigosos contra-ataques. Nem tudo correu bem, as fragilidades defensivas estiveram bem evidentes no inicio da partida com Golas a ver franceses a rematar de todo o lado e sem oposição. Face ao caudal ofensivo dos "leoneses" o Sporting adaptou-se num recuo "duvidoso", algo a medo procurando corrigir os espaços que abria entre linhas.

Lentamente os jogadores leoninos foram ganhando confiança e no final da primeira parte o Sporting equilibrou definitivamente a partida. Até ao final da partida vimos alguns bons apontamentos de vários jogadores, mas o que se ressalva é a atitude de entrega ao jogo e a cada lance. Neste jogo tudo correu bem e com alguma sorte P.Sérgio ganha fôlego para mais uma fase da preparação.

Vamos aos leões:

Golas: Algo nervoso, atento. Com alguma sorte manteve a baliza inviolável. Deverá sair para dar lugar a um guarda-redes com mais experiência.

Tiago: Entrou já com o Lyon em queda de volume ofensivo. Mesmo assim uma boa defesa.

Patrício: Quase não foi posto à prova, esteve bem.

Abel: Seguro, ainda sem velocidade. Sentiu algumas dificuldades com bolas metidas entre si e o central. Com alguma persistência segurou os franceses do seu lado.

Pereira: Mais uma entrada a pés juntos...tem de controlar o seu ímpeto. Bom desempenho em triangulações, quando inventa perde vantagem.

Grimi: Trapalhão e pontapé para a frente, faça-se justiça bem a defender. Tentou subir o que é raro, pode ser que melhore com P.Sérgio a explicar-lhe como é que um lateral se movimenta.

Evaldo: Para mim a melhor contratação. Não sobe a qualquer custo, mas participa no ataque. Bem na defesa.

Torsiglieri: Parecia completamente perdido no inicio do jogo, mas está a adaptar-se a um jogo mais rápido e vai impondo o seu estilo devagar, veremos se tem o tempo que precisa.

Tonel: Primeiro golo do encontro num lance que é a sua especialidade. Levantou uma grande dúvida. Com 5 centrais parece o maior candidato à saída, deixou pelo menos o cartão de visita.

Polga: Anunciado capitão. Alguma surpresa. Bons passes nas costas dos laterais contrários. Parece seguro e estável ao contrário da última época. Juntamente com Carriço devem ser os titulares no inicio de época.

N.Coelho: A central é outra coisa. Seguro e poderoso fisicamente. Mostrou boa atitude.

P.Mendes: Está em forma, mas P.Sérgio optou por dar-lhe só um "cheiro" de bola. Segurou o centro do meio-campo com alguma dificuldade face à lentidão de Veloso.


Veloso: Ainda muito lento, deu para aquecer um pouco.

Maniche: Fez o lugar de patrão do meio-campo, mas ainda não tem poder para fazer o tal papel box-to-box. Boa partida mesmo assim com bom apoio aos médios ofensivos.

A.Santos: Este miúdo não engana. Vai dar luta pelo seu lugar no meio-campo.

A.Matias: Pouco tempo em campo para ser notado.

Valdez: Óptimos pormenores do chileno, parece que o Costinha apostou bem na sua aquisição. Com melhor forma física promete emparelhar bem com Fernnadez num ataque mais refinado.

Fernandez: Prometeu mais empenho esta época e para já mostrou uma atitude mais combativa. Talento tem e bastante magia para distribuir pelos colegas.

Vukcevic: A grande aposta de P.Sérgio tem aproveitado para se mostrar. Algo indefinida a sua posição, às vezes ala, outra descaído para o centro, ainda assim lento a distribuir mas muito combativo.Em forma deverá melhorar a sua certeza nos lances.

D.Salomão: Deverá ser emprestado, mas do mal o menos o seu nome será bem melhor cotado na escolha da equipa para jogar a próxima época. Bons detalhes e o passe para o golo de Djaló. Promete.


Djaló; Quase falhava o golo em frente ao guarda-redes, mas foi rápido na recarga e bateu o guardião francês. É rápido, muito, mas terá de ser mais assertivo nos lances.

C.Saleiro: Este avançado tem detalhes de grande jogador, mas a par de Postiga tem um grande problema, marca pouco o que é verdadeiramente uma pena.

Postiga: Esforçado, muito bem tecnicamente mas infeliz na procura do golo. Teve um bom remate a passe Saleiro. Espero que venham os golos para ver o verdadeiro Postiga esta época.

Pongolle: Mais presença, mais combatividade, mais alegria e empenho no jogo. Falta o resto, que ainda é muito, mesmo muito.

Liedson: Um par de minutos em campo e uma boa jogada e um remate, de facto o levezinho prova que quando se quer fazer a diferença em campo...fica mais fácil.

Depois disto mais treino, oxalá se confirmem os bons apontamentos deste jogo e se trabalhem as bolas paradas defensivas, venha o avançado, o guarda-redes e o extremo direito, esqueçam lá o central (temos 5)  e bem devagarinho e de mansinho talvez se veja bem futebol esta época com as camisolas verde às listas.

Até breve.

4 comentários:

  1. Foi a Alvalade ou ouvio o relato?

    É q apreciação é de quem não viu o jogo quE vi.

    CPTS

    ResponderEliminar
  2. Boas verdão:

    Fizeste uma análise parecida com a minha no onda leonina...apenas deixa-me discordar quando dizes que Salomão poderá ser emprestado.

    A mim parece-me que Salomão vai ficar e vai ser bastante utilizado naqueles jogos fechadinhos contra adversários inferiores!

    que te parece?

    ResponderEliminar
  3. É muito pouco espaço para um jogador que ainda tem de desenvolver. Izmailov, Vukcevic, Valdez, Djaló e um outro ala direito...são muitos jogadores para ultrapassar.

    ResponderEliminar
  4. Para o "Anónimo":

    Se discorda, diga porquê. É que dizer que não tem a mesma opinião não serve absolutamente para nada. Quem sabe não aprendemos todos consigo?

    ResponderEliminar