domingo, 4 de julho de 2010

Reflexão de um adepto furioso

A saída de Moutinho, ate é difícil começar a escrever isto, deverá ser vista de vários ângulos, com base em factos e o capital de imagem do jogador que se soma ao seu potencial futuro.

1- O valor concreto do jogador.

Moutinho jogou quase 150 jogos consecutivos a titular em 5 épocas (30 jogos de média por época), sem lesões, castigos, indisciplina. Moutinho marcou 27 golos  (um pouco mais do que 6 golos por época ). O Algarvio era há duas épocas capitão de equipa e também o marcador principal de penalty´s (escolhido após Liedson se mostrar perdulário). O ex-capitão foi internacional A por 25 vezes e marcou um golo. Tem 19 chamadas às selecções jovens com 3 tentos apontados. Tem 23 anos de idade e o seu contrato terminava em  2014. O ano passado o Sporting tinha rejeitado uma transferência para o Everton por 15/16 milhões de euros.

Resumindo dificilmente podemos colocar o valor deste jogador pela sua cláusula de rescisão que era 22 milhões de euros, mas algo entre os 16 ou 17 milhões seria um valor justo para uma transferência, isto porque a última época e a não chamada ao Mundial, desvalorizaram o jogador.

Pelos valores que se falam 10 milhões por 70% do passe mais a cedência de 50% do passe de N.Coelho o Porto ofereceu um negócio de 10 milhões + 50% de 1.5 milhões (valor do central) + 30% de um valor entre 16 e 20 milhões (o tal valor real do jogador a que se somará uma valorização futura expectável até 4 milhões). Tudo somado dá um intervalo entre 15.5 milhões e 16.7 milhões, isto se Moutinho for transferido o que pode nem ser o caso já que P.Costa parece achar que o jogador é a personificação de um futebolista "à Porto". Se não o for, é um péssimo negócio, mas no caso de uma boa transferência o Sporting poderá fazer, de um ponto de vista financeiro um negócio no limiar do razoável.

2- O valor patrimonial junto dos adeptos

Junto das faixas mais jovens (4-12 anos) Moutinho era o jogador de referência, para os restantes era um símbolo do jogador jovem que constrói uma carreira dentro do clube, ao contrario do que fizeram Figo, Nani, C.Ronaldo, S.Sabrosa e Quaresma que saem com 1 ou 2 épocas na equipa principal. É um jogador que não tendo a notoriedade de Liedson, era a personificação do que um jogador da Academia pode esperar dentro do clube. A par de M.Veloso é tido como um dos futuros valores da Selecção Portuguesa o que faz com que seja também um dos jogadores do Sporting mais conhecidos lá fora.
A saída do algarvio é uma perda significativa de merchandising, popularidade entre os mais jovens e até uma machadada nos materiais de comunicação que terão de ser recolhidos por conter a imagem do futuro jogador do FC Porto. A todos os níveis este era um jogador valioso na relação com os adeptos e o fim da aura que o clube tinha de prestigiar e retirar prestigio dos jogadores que forma.

3- O valor junto da equipa

Pode-se quase adivinhar que Moutinho não era um capitão de "berros" no balneário, muito inspirador ou autoritário, mas parecia reunir a simpatia dos jogadores portugueses no balneário, principalmente M.Veloso, Carriço, Patricio, Djaló e Saleiro ex-companheiros das camadas jovens. Serão estes que sentirão mais a falta de Moutinho, talvez nem tanto como capitão, mas sim com companheiro de trabalho.

4- A imagem do clube

Do pior que Costinha e JEB podiam ter feito. Nenhum jogador à excepção de Liedson e Carriço reunia mais simpatia nos sócios. Os episódios do principio da época passada danificaram mas não quebraram o carinho que os adeptos emprestavam a este "pequenino capitão". Ao vender um valor emocional destes a imagem do clube sofre um abalo enorme na confiança dos adeptos. Será que o Sporting voltará a ter um símbolo nos próximos anos? Uma figura consensual? Um jogador "benjamim"? Um ídolo para as crianças? É que a "vacinação" que foi dada nos últimos dias prevenirá até o mais inocente dos Sportinguistas.

Depois de tudo isto resta perguntar a JEB e Costinha se o plantel todo do Sporting quiser ir para o Porto e o Benfica o que vão eles fazer. O precedente está aberto. Não me levem a mal mas não há nenhuma perspectiva que justifique este negócio e tal como alguns outros adeptos pergunto-me em que estado estão as nossas finanças para que 10 milhões e metade de um suplente do Porto se torna numa solução viável para vender um jogador contrariado. Queria ir embora? Queira ir para o Porto? Ok, convencesse Pinto da Costa a pagar  a cláusula de rescisão e amigos como sempre. Assim...é triste.

Até breve

2 comentários:

  1. “Na minha perspectiva de adepto Portista, pouco me importa se o jogador vem do Sporting, do Benfica, ou de onde é que vem.
    O que eu vejo é o meu clube pagar aquilo que nunca pagou por nenhum outro jogador, nem pelo Lucho, nem pelo Lisandro, nem pelo Hulk, nem pelo Anderson, nem por nenhum outro…
    Ou seja, o que vejo é o meu clube apostar no potencial deste jogador vir a ser rapidamente muito melhor do que qualquer um dos outros que enunciei.
    No mínimo, os meus dirigentes são muito optimistas. Na minha opinião são simplesmente esbanjadores, pagam “gato por lebre”, e apostam tudo num jogador que já há pelo menos 2 anos passou pelo seu máximo…
    Infelizmente é só isto que vejo.
    Quanto a quem prejudicou quem, penso que teremos sido mesmo nós a perder, pagamos por um jogador que há muito queria sair do SCP aquilo que mais ninguém pagou por essa Europa fora. O bom negócio foi para o SCP, disso não tenham dúvidas nenhumas…”

    ResponderEliminar
  2. Espero que todos os receios deste portista se confirmem e que os jogadores sejam pessoas de palavras e não meros futebolistas a soldo.

    ResponderEliminar